Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Noite Europeia dos Investigadores leva à descoberta da ciência
Vitória venceu Rayo Vallecano na apresentação aos sócios

Noite Europeia dos Investigadores leva à descoberta da ciência

“Esta é a festa da nossa família bracarense”

Noite Europeia dos Investigadores leva à descoberta da ciência

Braga

2023-09-28 às 13h27

Redacção Redacção

Amanhã, no Altice Forum Braga, das 16 às 24 horas.

Citação

O Altice Forum Braga acolhe, amanhã, das 16 às 24 horas, 77 actividades gratuitas para miúdos e graúdos descobrirem ciência, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Iniciativa da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) junta mais de 400 investigadores, docentes, alunos e técnicos sob o tema ‘Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade’.
Durante oito horas, os visitantes poderão ver inovações recentes da UMinho ao longo dos expositores, como baterias feitas com materiais biodegradáveis, nanopartículas de ouro que detetam doenças ou novas espécies costeiras. Esta ‘festa da ciência’ inclui também experiências interactivas, um quizz sobre flores nativas, várias demonstrações e workshops, cruzando as áreas de Biologia, Geologia, Física, Matemática, Optometria, Química, Saúde, Biotecnologia, Têxteis e Psicologia.
Destaca-se ainda uma mostra de ciência com 24 projectos de escolas básicas e secundárias de Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde, em que os alunos vão apresentar projectos que criaram no ano lectivo, como ‘Mapear o Universo’, ‘F1 nas Escolas’, ‘Robôs em acção’, ‘Maquete Ascensor Bom Jesus’ e ‘O problema do lixo espacial’.
“As pessoas vão interagir directamente com quem investiga e esclarecer dúvidas sobre questões como alterações climáticas e inteligência artificial. Na prática, estamos a democratizar o conhecimento, a valorizar a ciência no dia-a-dia de cada um e a inspirar jovens a seguir estas áreas”, desafia o vice-presidente da ECUM, Hernâni Gerós.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho