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Braga

2020-10-23 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Plano Nacional de Investimentos 20-30 contempla a construção de uma nova linha ferroviária a ligar Porto – Valença – Vigo, um investimento de 900 milhões de euros. Ligação será feita de forma faseada, dando prioridade ao troço entre Braga e Valença.

“É uma excelente notícia e que vem responder a uma série de reivindicações que têm sido feitas ao longo dos últimos anos quer por mim, pelo Município de Braga, pelo Eixo Atlântico e por outras entidades. Faz todo o sentido Braga ser colocada no eixo ferroviário que liga Porto e Vigo”.
É desta forma que Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, reage a notícia de que o Governo vai avançar com uma nova ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, com passagem e paragem em Braga.
O autarca recorda que Braga vive há muito “uma situação atípica” por ser uma cidade de grande dimensão, mas que conta com uma estação terminal. “Há muito que Braga reivindicava um bypass na linha do Minho com a ligação ferroviária para Norte”, recorda o autarca.
Rio, que também é presidente do Eixo Atlântico, lembra que também há muito tempo se reivindicava a modernização efectiva da ferrovia na linha Porto -Vigo, que hoje leva 2.20 horas a ser percorrida pelo Celta. “Não sendo por isso uma linha competitiva , regista uma procura considerável. Se for melhorada muito mais gente a poderá utilizar”, nota.
Esta linha férrea que agora se anuncia, com paragem em Braga, pode apoiar muito o desenvolvimento do concelho”, acrescenta o presidente da Câmara.
O que está previsto é “a criação de uma nova linha ferroviária para a alta velocidade, construída de raiz, que terá uma nova estação em Braga”, explica o Ricardo Rio, realçando que “outra boa notícia” é de que o troço que liga Braga a Vigo deverá ser o primeiro a avançar.
A próxima etapa do projecto, do ponto de vista técnico, será estudar e decidir qual a melhor solução para o traçado e o local onde vai ser construída a nova estação. Prevendo-se a manutenção da actual.
O Plano Nacional de Investimentos (PNI) ontem tornado público contempla 16 projectos ferroviários, um dos quais é precisamente a primeira fase desta nova linha Porto-Valença -Vigo, um investimento estimado de 900 milhões de euros.
Esta nova linha “permitirá segregar tráfegos rápidos e lentos, reduzir os tempos de viagem e aumentar a capacidade para passageiros e mercadorias”.
O documento confirma que esta ligação será feita de “forma faseada, dando prioridade ao troço entre Braga e Valença”.
O PNI explica ainda que para a concretização do projecto “será criada uma “nova linha de via dupla de alta velocidade para passageiros entre Porto Campanhã e Vigo viabilizará um tempo de percurso próximo de uma hora”.
O PNI prevê para os próximos dez anos mais de 48 mil milhões de euros em investimentos, dos quais 25% serão canalizados para a ferrovia. São contemplados 16 projectos ferroviários, que passam pela criação de novas linhas de metro e comboio, modernização de muitas das já existentes e ainda pela compra de mais material circulante.

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