Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Novas instalações aumentam capacidade da Academia Sénior
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apoia mais 12 famílias na recuperação das suas habitações

Novas instalações aumentam capacidade da Academia Sénior

Carlos Vicens: “quero ajudar o clube, a equipa e os rapazes”

Novas instalações aumentam capacidade da Academia Sénior

Braga

2025-06-13 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Foram inauguradas ontem as novas instalações da Academia Sénior de Braga, no Largo São João do Souto. O espaço vem dar resposta à crescente procura por actividades de formação, convívio e participação activa por parte da população sénior.

Citação

As novas instalações da Academia Sénior do Município de Braga localizam-se no n.º 33 do Largo São João do Souto, num edifício de três pisos e com condições e capacidade para aumentar a resposta deste programa que é um dos mais concorridos da autarquia.
As novas instalações foram inauguradas ontem ao final da manhã, numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município, e de Sameiro Araújo, a vereadora que tutela esta resposta, além de outros membros do executivo municipal.
Frequentada actualmente por 500 seniores, a Academia Sénior do Município de Braga conta com mais de 300 em lista de espera. Aqui são ministradas 18 disciplinas, por 23 professores.
Em Setembro, é já nas novas instalações que vai arrancar o novo ano lectivo da Academia Sénior, um projecto que visa “promover o envelhecimento activo, a inclusão e a participação dos seniores na vida e na comunidade”, referiu o edil, lembrando que que este projecto começou “em micro escala, bebendo de dois ou três actos generosos de alguns voluntários que se especializaram para dar aulas de línguas ou de informática” e “foi crescendo, ganhando estrutura”. O autarca confessou que, no início, não se imaginava a dimensão que tem vindo a atingir.
Com o aumento da procura havia a necessidade de arranjar “instalações adequadas” e “parar de saltitar entre diversos espaços, como o Mercado Municipal que mai recentemente acolheu este projecto”.
Ricardo Rio fez questão de realçar que a inauguração destas instalações só foi possível graça “à generosidade do proprietário do edifício”.
“Não é possível arrendar um imóvel como este, com as condições que ele tem, pelo valor que o Município o fez, se não houvesse aqui também uma lógica de responsabilidade e de compromisso por parte do proprietário, como verdadeiramente houve”, afirmou Ricardo Rio, revelando que o proprietário “adorou o projecto”. A renda é se seis mil euros por mês.
O presidente deixou ainda o agradecimento aos técnicos do Município que “quase em via verde, conseguiram qualificar o espaço para que ele pudesse estar apto para desenvolver aqui todas as actividades” da Academia Sénior.
Também Sameiro Araújo realçou a importância das novas instalações para dar resposta à longa lista de espera da Academia Sénior. A vice-presidente do Município lembrou que esta inauguração é a concretização de um promessa que assumiu no início do ano lectivo.
Ontem, após o descerrar da placa inaugural, realizou-se uma visita pelos três pisos do edifício.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho