Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Novas instalações aumentam capacidade da Academia Sénior
TAP: Carlos Oliveira vai ser o novo presidente do Conselho de Administração

Novas instalações aumentam capacidade da Academia Sénior

Hevertton Santos vai reforçar o Gil Vicente

Novas instalações aumentam capacidade da Academia Sénior

Braga

2025-06-13 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Foram inauguradas ontem as novas instalações da Academia Sénior de Braga, no Largo São João do Souto. O espaço vem dar resposta à crescente procura por actividades de formação, convívio e participação activa por parte da população sénior.

Citação

As novas instalações da Academia Sénior do Município de Braga localizam-se no n.º 33 do Largo São João do Souto, num edifício de três pisos e com condições e capacidade para aumentar a resposta deste programa que é um dos mais concorridos da autarquia.
As novas instalações foram inauguradas ontem ao final da manhã, numa cerimónia que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município, e de Sameiro Araújo, a vereadora que tutela esta resposta, além de outros membros do executivo municipal.
Frequentada actualmente por 500 seniores, a Academia Sénior do Município de Braga conta com mais de 300 em lista de espera. Aqui são ministradas 18 disciplinas, por 23 professores.
Em Setembro, é já nas novas instalações que vai arrancar o novo ano lectivo da Academia Sénior, um projecto que visa “promover o envelhecimento activo, a inclusão e a participação dos seniores na vida e na comunidade”, referiu o edil, lembrando que que este projecto começou “em micro escala, bebendo de dois ou três actos generosos de alguns voluntários que se especializaram para dar aulas de línguas ou de informática” e “foi crescendo, ganhando estrutura”. O autarca confessou que, no início, não se imaginava a dimensão que tem vindo a atingir.
Com o aumento da procura havia a necessidade de arranjar “instalações adequadas” e “parar de saltitar entre diversos espaços, como o Mercado Municipal que mai recentemente acolheu este projecto”.
Ricardo Rio fez questão de realçar que a inauguração destas instalações só foi possível graça “à generosidade do proprietário do edifício”.
“Não é possível arrendar um imóvel como este, com as condições que ele tem, pelo valor que o Município o fez, se não houvesse aqui também uma lógica de responsabilidade e de compromisso por parte do proprietário, como verdadeiramente houve”, afirmou Ricardo Rio, revelando que o proprietário “adorou o projecto”. A renda é se seis mil euros por mês.
O presidente deixou ainda o agradecimento aos técnicos do Município que “quase em via verde, conseguiram qualificar o espaço para que ele pudesse estar apto para desenvolver aqui todas as actividades” da Academia Sénior.
Também Sameiro Araújo realçou a importância das novas instalações para dar resposta à longa lista de espera da Academia Sénior. A vice-presidente do Município lembrou que esta inauguração é a concretização de um promessa que assumiu no início do ano lectivo.
Ontem, após o descerrar da placa inaugural, realizou-se uma visita pelos três pisos do edifício.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho