Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Novo comandante da corporação é “o homem certo no lugar certo”
Município entregou aspiradores urbanos elétricos a quatro vilas de Guimarães

Novo comandante da corporação é “o homem certo no lugar certo”

Guerreiros renovam máquina mas mantêm mesmo espírito

Novo comandante da corporação é “o homem certo no lugar certo”

Alto Minho

2020-01-27 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Tomada de posse do novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, ficou ontem marcada pela emoção. Presidente da câmara, Miguel Alves, desafiou população a colaborar mais com os bombeiros.

Porque “um bombeiro nunca foge, simplesmente recua para ganhar balanço”, o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora é “o homem certo no lugar certo” para escrever “mais uma página de ouro” daquela instituição do concelho de Caminha. Ontem, na tomada de posse de Daniel Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, deixou ainda o recado à população em geral, que, por vezes, “é tão critica e exigente” com os bombeiros, esquecendo-se de os apoiar.

Miguel Alves não pretendia terminar o discurso de tomada de posse do novo comandante em “tom de amargura”, mas tinha de ‘tocar na ferida’, até porque o município contribui “acima das possibilidades para fazer o trabalho que é de outros”. Miguel Alves lamentou que “a exigência e a avaliação feita à Protecção Civil é, às vezes, verdadeiramente infindável”. Claro que “há mais desespero do que racionalidade nos momentos de aflição”, mas para o presidente “é importante a comunidade em vez de olhar só para os responsáveis, olhar também um pouco para si”. E questionou: “enquanto cidadãos o que contribuímos? Quantos de nós são associados? Quantos participam nas actividades dos bombeiros para angariação de fundos?”. A sociedade, defendeu Miguel Alves, “precisa ir mais longe neste apoio, porque não se pode sobreviver sem este corpo activo”.
O novo comandante, que foi um dos quatros elementos da corporação que recebeu ontem o crachá de ouro, confessou que a função que agora assume “não é fácil”, garantindo, no entanto, “todo o empenho” para “encontrar soluções”. Orgulhoso de ser bombeiro, o discurso continuou marcado pela emoção.

A presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, Laurinda Araújo, admitiu que a direcção deposita “uma enorme esperança” no novo comandante, sabendo das “dificuldades enormes e nos desafios que tem para ultrapassar”. “Confio em vocês porque reconheço o vosso trabalho e dedicação. Sois o verdadeiro motor desta dinâmica e a nós, direcção, compete facilitar a tarefa, comprometendo-nos a conseguir mais e melhores meios”, assegurou.

Quem também não faltou a esta cerimónia “simples, simbólica, mas cheia de afectos” foi o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. Não sendo muito habitual a presença em tomadas de posse de comandantes, Jaime Marta Soares confessou que este caso é “muito especial”. O presidente aproveitou para apontar o dedo ao papel do Governo Central. “Os bombeiros são um tesouro. Somos das melhores estruturas do mundo em termos de combate a incêndios, por isso, os bombeiros mereciam outro tratamento do Orçamento de Estado”, apontou.

Jaime Marta Soares recordou que os bombeiros não concordam com as verbas para o sector no Orçamento do Estado. “O Governo contabilizou 28 milhões de euros para o financiamento de mais de 400 associações humanitárias de bombeiros, quando devíamos estar nos 30 milhões de euros”, justificou o presidente, referindo que para manter os meios operacionais, “a verba não pode ser inferior a 31 milhões de euros”.
Entre os discursos durante a cerimónia de tomada de posse, destaque ainda para o comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, Marco Domingues, que entregou ao novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora o Louvor Público de reconhecimento e mérito, atribuído pelo comandante nacional de Emergência e Protecção Civil.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.