Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Novo Governo tem marca da Universidade do Minho
Amares: Requalificação do Santuário favorece coesão territorial

Novo Governo tem marca da Universidade do Minho

Ex-estudante do Politécnico de Viana do Castelo estreia-se na Bienal Internacional de Arte de Valença

Novo Governo tem marca da Universidade do Minho

Braga

2025-06-09 às 06h00

Redacção Redacção

Três ministros e dois secretários de Estado do XXV Governo de Portugal tem percurso na Universidade do Minho.

Citação

A equipa do novo Governo, recentemente empossada, conta com uma forte marca da Universidade do Minho. Três ministros e dois secretários de Estado têm percurso nesta universidade.
Os professores Fernando Alexandre, da Escola de Economia e Gestão, Carlos Abreu Amorim, da Escola de Direito, foram nomeados, respectivamente, ministro da Educação, Ciência e Inovação e ministro dos Assuntos Parlamentares. Fernando Alexandre é reconduzido na função, enquanto Carlos Abreu Amorim sucede a Pedro Duarte na pasta dos Assuntos Parlamentares.
Fernando Alexandre é professor associado com agregação, investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais e foi pró-reitor para a Valorização do Conhecimento. Destaca-se na coordenação de vários projectos científicos financiados, estudos de impacto económico-social e a publicação de oitos livros e diversos artigos em revistas internacionais, sobre áreas como macroeconomia, economia portu- gusa, ensino e segurança social.

Carlos Abreu Amorim, que no anterior Governo foi secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, é professor auxiliar da Escola de Direito, com trabalho na área das Ciências Jurídicas Administrativo-Financeiras. Director do Departamento de Ciências Jurídicas Públicas, é especialista em Direito Adminis- trativo, Direito do Ambiente, Direito Constitucional e Direitos Fundamentais. É membro do Centro de Investigação para a Justiça e a Governação (JusGov) e membro efectivo da Comissão de Trabalhadores da UMinho.
O novo Governo conta ainda com a continuidade de José Manuel Fernandes, alumnus UMinho com ligações de longa data a esta academia, como ministro da Agricultura e da Pescas.
Destacam-se ainda dois secretários de Estado com origem nesta academia. Cláudia Sarrico, professora catedrática e investigadora na EEG, é a nova secretária de Estado do Ensino Superior, e Pedro Dias, técnico superior dos SASUM, onde se dedicou particularmente ao Departamento de Desporto e Cultura, continua como secretário de Estado do Desporto na nova equipa governativa.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho