Manchester United quer pescar na ‘cantera’ minhota
2025-02-16 às 06h00
Gala Namorar Portugal é o ponto da programação do ‘Mês do Romance’ em que o Município de Vila Verde investe para promover o território e dinamizar a economia local. Ao mesmo tempo, preserva a tradição dos lenços de namorados.
Quatro alunos da TEXAVE - Escola Profissional do Ave venceram o XXI Concurso Internacional de Criadores de Moda, cuja exibição final decorreu na passada sexta-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, no âmbito da Gala Gala Namorar Portugal, o ponto alto da programação ‘Mês do Romance’, que a Câmara Municipal promove até final de Fevereiro.
Tal como os restantes 60 coordenados exibidos anteontem, o conjunto elaborado pelos jovens Tiago Pinto, Ana Margarida Correia, Chissola Rodrigues e Margarida Oliveira foi bordado com os tradicionais motivos dos Lenços dos Namorados.
A apreciação do júri do Concurso Internacional de Criadores de Moda valeu-lhes um prémio monetário de mil euros, mas sobretudo “um grande incentivo” para um início de carreira no mundo da moda, como reconheceu Ana Margarida, no final da Gala Namorar Portugal.
“Queremos mais, queremos seguir a área da Moda. Este prémio é um grande incentivo”, declarou a aluna da TEXAVE, ainda surpresa com o 1.º Prémio da Gala Namorar Portugal.
Na Gala que teve a animação musical da Orquestra Viv’Arte e da cantora Anabela, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, destacou “uma noite mágica e de glamour” que funcionou como “grande tributo a todos os que continuam a fazer da arte dos lenços de namorados uma arte intemporal”, relevando o facto de muitos jovens terem participado no concurso de criadores realizado em parceria com a cooperativa Aliança Artesanal.
Na celebração do Dia dos Namorados, a autarca vilaverdense voltou a sublinhar o mérito que o projecto ‘Namorar Portugal’ tem tido para a projecção do concelho e a para a sua dinamização económica.
A programação deste ano conta com mais de uma centena de eventos e, desde a sua primeira edição, ‘Namorar Portugal’ já potenciou negócios a cerca de sete dezenas de empresas e artesãos.
Júlia Fernandes sublinhou ainda que, com a marca ‘Namorar Portugal’, estão já nos mercados nacional e internacional “milhares de produtos”.
A marca ‘Namorar Portugal’, inspirada nos lenços de namorados de Vila Verde, “faz com que a economia cresça e que este território seja projectado em Portugal e no Mundo”, afirmou Júlia Fernandes.
As sucessivas edições de ‘Namorar Portugal’ têm contribuído para manter a “modernidade” dos motivos e da mensagem dos lençosde namorados, uma arte cujas origens remontam a finais do século XVIII.
A?autarca aludiu ainda, na Gala Namorar Portugal, a mensagem de paz que os lenços de namorados podem transmitir no actual contexto internacional marcado por conflitos armados.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário