Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Novos parcómetros contribuem para a melhoria da qualidade de vida
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Novos parcómetros contribuem para a melhoria da qualidade de vida

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Novos parcómetros contribuem para a melhoria da qualidade de vida

Vale do Ave

2018-12-13 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Máquinas mais modernas permitem o uso de moedas de um euro e o pagamento através do telemóvel (Easy Parking). Instalação deverá ter início dentro dos próximos 15 dias.

Citação

A Câmara Municipal de Vizela apresentou ontem as novas máquinas de parcómetros que vão ser instaladas no centro da ci- dade.
As novas máquinas vão permitir o uso de moedas de um euro e pagamento através do telemóvel (sistema Easy Parking), o que no entender de Vítor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, vai melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
“A introdução da nova tecnologia do ‘Easy Parking’ e a reestruturação total da rede dos parcómetros, demonstra a preocupação que a Câmara Municipal de Vizela tem com a qualidade de vida de todos os vizelenses. Assim sendo, os novos parcómetros vão resolver problemas dos últimos anos e vão permitir que o cidadão aceda à rede de gestão dos parcómetros”.
O autarca vizelense garantiu, ainda, que “quem aceder a esta rede vai ter um conjunto de mais-valias, do ponto de vista de acesso a todos os seus dados, quer pelo histórico (de estacionamentos), quer pelos gastos, mas também pela comodidade. Não precisa de se deslocar ao parcómetro para pagar. Basta usar o telemóvel”.
Outra das vantagens dos novos parcómetros é a melhoria da mobilidade dentro da zona urbana, já que evita os estacionamentos mais demorados, “o que tem afectado o comércio da cidade”, alegou Vítor Hugo Salgado.
O investimento total é de aproximadamente 100 mil euros, mas o edil de Vizela acredita que o sistema se vai pagar a ele próprio.
“É um contrato de três anos, na ordem dos 90 mil euros e com um retorno de sensivelmente 100 mil euros por ano”, disse Vítor Hugo Salgado.
As novas máquinas de gestão de estacionamento vão funcionar, de segunda a sexta-feira, das 8.30 horas às 12.30 horas e das 14.30 horas às 19 horas. Aos sábados, o estacionamento é pago entre as 8.30 horas e as 12.30 horas. Excepção feita ao dia de Carnaval e a datas em que haja decisão de não pagamento decretadas pelo executivo municipal. O tempo limite máximo de estacionamento passa a ser de três horas e não de duas horas, como até agora estava definido.
A instalação das máquinas deve estar concluída até ao fim do ano.
O vereador do pelouro do Serviço de Taxas e Licenças, Jorge Pedrosa, deu a conhecer o funcionamento do sistema de pagamento ‘Easy Parking’. “Depois de descarregar a aplicação no ‘smartphone’ (telemóvel), a pessoa deve fazer o registo e a partir daí efectuar o pagamento através do telemóvel”, explicou o vereador.
Durante o registo, o utilizador pode introduzir, por exemplo, a matrícula, das viaturas com que costuma andar e efectuar o pagamento por transferência bancária.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho