Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Nudismo: Federação Portuguesa de Naturismo quer oficializar prática na praia da Estela (Póvoa de Varzim)
AAUM quer saber quantas camas dará o governo à UMinho

Nudismo: Federação Portuguesa de Naturismo quer oficializar prática na praia da Estela (Póvoa de Varzim)

Hospital triplica capacidade de testagem e aumenta camas

Vale do Ave

2010-04-10 às 12h00

Lusa Lusa

O presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) disse ontem à Lusa que o organismo pretende oficializar a prática do nudismo na praia da Estela, situada na Póvoa de Varzim.

Esta posição surge na semana em que foi aprovado o projeto-lei do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) destinado a aumentar o número de praias de nudismo em Portugal e atribuir aos municípios o poder de decisão sobre a criação destes espaços.

Esta iniciativa, agora aprovada, que será ainda debatida e votada na especialidade em comissão da AR, vai levar a FPN a “avançar com a legalização de outras praias, nomeadamente, a praia da Estela”, disse Rui Martins.

Foi em 2005 que esta praia poveira entrou na rota dos locais recomendados pela FPN para a prática nudista, uma situação que sempre contou com a resistência da população local.

Rui Martins espera, agora, que haja uma “alteração de mentalidades”.

Atualmente, existem em Portugal “seis praias naturistas”, todas a sul do Tejo, e um parque de campismo, mas este é um número que, a partir de agora, “vai aumentar” sustentou Rui Martins.

As principais alterações desta nova lei, proposta pelo PEV, passam pelo reconhecimento da prática do naturismo nos espaços onde o hábito já está implantado e pela diminuição da distância entre os locais naturistas e aglomerados urbanos, que passará de 1.500 para 500 metros.

Contactada pela Lusa, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim escusou-se, nesta altura, a fazer comentários em relação à situação da praia da Estela, mas o presidente já havia reconhecido, publicamente, que “a autarquia não tem preconceitos em relação a nada”.

Apenas terá que “analisar o caso logo que haja uma proposta” para oficializar a prática de nudismo na praia da Estela, adiantou Macedo Vieira.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho