Trinta e oito jovens capacitados em projecto de acesso à cultura
2025-02-16 às 06h00
Vitória e SC Braga reeditam hoje pela 159.ª vez aquele que é um dos mais importantes e apaixonantes duelos do calendário do futebol nacional. Guerreiros como peixes dentro de água a jogar fora, mas o D. Afonso Henriques é fortaleza em Guimarães.
É o prato forte da jornada 22 do campeonato. Esta noite, pelas 20.30 horas, o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, acolhe o sempre especial e apaixonante dérbi, que já passou a clássico, entre o Vitória SC e o SC Braga.
É a 159.ª que as duas equipas se encontram, num histórico de confrontos que é ligeiramente favorável aos guerreiros - 64 vitórias arsenalistas, contra 61 dos conquistadores.
De resto, este será o terceiro duelo da temporada entre as duas equipas. Na primeira volta do campeonato, o Vitória SC venceu na Pedreira, por 2-0, com golos de João Mendes e Tomás Ribeiro (este último já rumou a outras paragens).
Seguiu-se um duelo novamente em Braga, mas para os quartos-de-final da Taça da Liga, agora com triunfo do SC Braga - Nuno Santos ainda deu vantagem aos homens de Guimarães, mas o SC Braga deu a volta com golos de Niakaté e Bruma (que também já não mora em Braga).
A última deslocação do SC Braga a Guimarães também sorriu à equipa arsenalista, que conseguiu uma reviravolta emocionante, com o golo do triunfo a ser apontado por Rony Lopes, aos 90+3 minutos.
Contabilizando apenas os jogos entre ambos na cidade-berço, o histórico já é mais favorável ao Vitória SC, que contabiliza 45 triunfos, contra 17 do SC Braga.
O momento das equipas é distinto, por esta altura da temporada. o Vitória SC somou apenas um triunfo nos últimos dez jogos, sendo que, no entanto, não perde em casa há 11 jogos de forma consecutiva - em 17 jogos no seu reduto, para todas as competição, o Vitória SC perdeu apenas uma vez.
Já o SC Braga, que soma cinco vitórias seguidas na Liga (perdeu apenas um dos últimos dez jogos no campeonato), marca há sete jogos consecutivos.
No que toca aos treinadores, este será o quarto duelo entre Luís Freire e Carlos Carvalhal. O técnico bracarense venceu as três ‘batalhas’ anteriores.
Para esta noite, espera-se uma das melhores assistências da época no D. Afonso Henriques, para um espectáculo que promete, dentro e fora do relvado.
28 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário