Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
O ensino profissional de Famalicão está vivo e recomenda-se
Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

O ensino profissional de Famalicão está vivo e recomenda-se

Montalegre-Limianos em risco devido à neve

O ensino profissional de Famalicão está vivo e recomenda-se

Ensino

2019-11-18 às 18h18

Redacção Redacção

Coleção de vestuário transformável vence concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”

Citação

Ter um guarda-roupa variado, mas minimalista, a partir da aquisição de poucas peças. Esta é a proposta da coleção “Mutante”, que valeu à jovem Mariana Garcia o primeiro prémio do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”, que todos os anos destaca as Provas de Aptidão Profissional mais inovadoras apresentadas pelos alunos do ensino profissional de Vila Nova de Famalicão.
O projeto da aluna do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco foi um dos onze finalistas da iniciativa, cujos vencedores foram conhecidos na passada sexta-feira, dia 15 de novembro.
O primeiro prémio, no valor de 1000 euros, foi então para a coleção de vestuário transformável de Mariana Garcia em que, por exemplo, um simples casaco pode transformar-se numa saia. A marca de roupa “Cultive Company”, inspirada nos mundos culturais urbanos e desenvolvida na Escola Profissional OFICINA, e o dispositivo de alerta e apoio a crianças, desportistas, doentes e idosos, “Vital Code”, dos alunos Inês Maia e Hugo Pinto do INA, arrecadaram o segundo (500 euros) e terceiro (250 euros) lugares do concurso, respetivamente.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, teve a oportunidade de conhecer ao detalhe cada um dos 11 projetos finalistas.
O edil destacou o “enorme grau de realização e exequibilidade” das ideias apresentadas, o que “significa que as escolas já conseguiram incorporar um conjunto de competências que normalmente só estavam nas empresas”, referiu.
Surpreendido com a maturidade dos projetos, Paulo Cunha aproveitou ainda a oportunidade para elogiar a qualidade do ensino profissional famalicense.
“A ideia clássica de que a formação superior era a que trazia mais retorno do ponto de vista da realização pessoal e profissional é uma ideia ultrapassada. A área profissional é hoje uma escolha com uma elevadíssima probabilidade de sucesso”, acrescentou.  
Recorde-se que o concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” é promovido pela Rede Famalicão Empreende com o objetivo de fomentar o empreendedorismo nos jovens estudantes e valorizar o ensino profissional no concelho.
Os onze projetos finalistas foram desenvolvidos no ano letivo 2018/2019 e correspondem a ideias desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, na Escola Profissional Forave, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, na Escola Profissional OFICINA e no INA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho