Real celebra S. Jerónimo e S. Frutuoso
2023-02-10 às 07h00
Arcos de Valdevez prepara-se para viver dois fins-de-semana recheados de eventos, destacando-se o Cortejo de Carnaval que sai à rua no dia 21, às 15 horas. Estão para já confirmados cerca de 1200 participantes, dos quais 365 vindos da Galiza.
Além de ser palco do “maior Carnaval da região Norte do país”, Arcos de Valdevez vai ter também, este ano, o maior cortejo carnavalesco transfronteiriço.
No próximo dia 21, terça-feira de Carnaval, as ruas de Arcos de Valdevez vão ser percorridas por mais de 1200 mascarados, dos quais 365 vindos da vizinha Galiza.
O cortejo de Carnaval é o ponto de alto de uma programação desenhada para o mês de Fevereiro e ontem apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, e pela vereadora Emília Cerdeira.
Até ontem estavam inscritas no cortejo 17 associações ou grupos concelhios, com um total de 812 participantes. As inscrições ainda estão a decorrer, pelo que a expectativa é que o número venha a crescer substancialmente até ao dia do desfile.
A estes participantes irão juntar-se ainda muitos outros que, como é tradição, vindos de várias localidades do concelho e não só, por iniciativa própria se integram no corso carnavalesco.
A organização do cortejo, a Folia - Associação de Festas, vai participar com cinco carros alegóricos, concretamente o carro dos Reis do Carnaval, o das Tradições, o do ET, o de sátira política e o dos palhaços.
Este ano cumprem-se vinte anos desde que Arcos de Valdevez conseguiu juntar um número recorde de palhaços (1226) a desfilar. Quem participou nessa altura está este ano desafiado a voltar a participar e reviver momentos que ficaram na memória e na história deste evento.
Está também confirmado que pelo menos duas das associações participantes também vão ter carros alegóricos a desfilar.
A estes foliões vai juntar-se uma imensa comitiva de “comparsas” vindos da Galiza. São seis os grupos galegos que vão participar no Carnaval de Arcos de Valdevez e com eles trazem 18 carros. Segundo o número avançado ontem, são 365 os participantes galegos.
“Entre arcuenses e galegos, temos já cerca de 1200 participantes confirmados, mas acreditamos que serão muitos mais, pois as inscrições ainda estão a decorrer”, referiu João Manuel Esteves.
O edil realçou que este será certamente “o maior cortejo de Carnaval transfronteiriço que se vai realizar, desde Caminha até Vila Real de Santo António”.
O cortejo carnavalesco do dia 21 será o culminar de uma programação que arranca no dia 17, com o Desfile da Pequenada em que as crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho vão desfilar pela vila, a partir das 10 horas.
Já no domingo, dia 19, decorre o Baile de Fantasiados, ao som do Musical Sound.
Na véspera de Carnaval, à noite, realiza-se o Baile de Máscaras no Campo do Trasladário. Em jogo estão mais de mil euros em prémios. Serão premiadas as três melhores máscaras individuais e os três melhores grupos de mascarados.
Este evento será um aquecimento para o dia seguinte, em que Arcos de Valdevez se orgulha de viver o “maior cortejo de Carnaval do Norte de Portugal”. O desfile começa às 15 horas e no final vai haver um Baile de Carnaval com a Orquestra Microsom, no Campo do Trasladário.
11 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário