Correio do Minho

Braga,

- +
O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – Storytelling no Norte Shopping
Mais quatro anos de Miguel Alves como líder do executivo de Caminha

O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – Storytelling no Norte Shopping

FC Vizela entregou produto de leilão solidário à AIREV

O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – Storytelling no Norte Shopping

Cávado

2021-10-12 às 16h16

Redacção Redacção

O Galo de Barcelos é uma das mais reconhecidas figuras nacionais sendo, simultaneamente, uma das principais produções do artesanato de Barcelos.

De 11 a 17 de outubro, o Norte Shopping, no Porto, recebe a exposição “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos – Storytelling”, onde o Galo de Barcelos estará em destaque.
A exposição é composta por oito peças, sendo uma delas gigante e, além de exibir e promover a criatividade e a qualidade dos mestres artesãos locais em várias produções, a iniciativa pretende enquadrar o artesanato de Barcelos em contextos diferentes e para outros públicos.
O Galo de Barcelos é uma das mais reconhecidas figuras nacionais sendo, simultaneamente, uma das principais produções do artesanato de Barcelos. Mas esta peça já não se resume apenas ao galo de barro, permitindo-se a diversas expressões criativas, de diferentes áreas do artesanato e da arte contemporânea. É por isso que a exposição itinerante “O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos - storytelling” tem como objetivo reunir peças de várias dimensões e materiais criadas por artesãos de Barcelos de diferentes áreas – desde o barro às madeiras, passando pelo ferro e seus derivados, ou mesmo materiais mais contemporâneos como a pasta de papel – proporcionando-lhes liberdade criativa e permitindo abordagens totalmente distintas.
Esta exposição retrata o Galo de Barcelos, não apenas como uma peça de artesanato, mas acima de tudo como um ícone diferenciador e representativo da diversidade cultural e criativa do nosso país, como sendo criativo único no mundo para modelar e reinventar materiais e transformá-los em obras de arte. Por esta razão, a UNESCO distingue a comunidade de Barcelos pela sua criatividade, tendo-lhe atribuído o título de Cidade Criativa em 2017.
Esta ação faz parte do “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural.
Esta não é a primeira vez que o artesanato barcelense está em destaque nos espaços comerciais. De julho e até setembro, houve a oportunidade de apreciar o artesanato de Barcelos em Viana do Castelo, Coimbra, Guimarães e Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho