Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
“O rio Este foi uma rede social importante durantes vários séculos”
Barcelos exige investimentos da administração central

“O rio Este foi uma rede social importante durantes vários séculos”

Teatros oferecem programação acessível

“O rio Este foi uma rede social  importante durantes vários séculos”

Braga

2021-09-26 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

PROJECTO ‘Olhó Teatro’ mostra, através do documentário ‘Rio Este’ , acontecimentos e histórias relacionados com o rio Este. O documentário está a ser elaborado pela Malad’arte e as filmagens terminaram na passada sexta-feira.

O moinho junto ao rio Este, na freguesia de S.Pedro de Este, e a nascente do rio na Serra do Carvalho, receberam na passada sexta-feira, as gravações do documentário ‘Rio Este’, realizado pela Malad’arte.
A produção resulta do concurso ‘Olhó Teatro’ da Câmara Municipal de Braga.
“Nós conseguimos concorrer e ganhamos a candidatura. O pojecto divide-se em três fases: primeirp, uma auscultação à população. Uma segunda fase é a gravação do filme/documentário e a terceira é um espectáculo teatral que vai ser influenciado pelos depoimentos dados pelas pessoas”, explicou Tiago Fernandes, realizador do documentário e presidente da Malad’arte.
O documentário tem como finalidade principal dar a conhecer as diferentes realidades associadas ao rio Este ao longo dos tempos. “O objectivo principal deste projecto é dar voz à população e dar voz àqueles que têm influência no rio, ou que de alguma forma, no passado, já viveram com ele (rio) e já retiraram recursos dele e que basica- mente acreditam que há um futuro melhor neste rio”, acrescentou Tiago Fernandes.
A grande particularidade do projecto ‘Olhó Teatro’ e do documentário ‘Rio Este’ é a participação das comunidades locais.
“É interessantíssimo trabalhar com as pessoas das localidades, porque conseguimos retirar histórias que muitas das pessoas não sabem sobre o rio Este. Grande parte delas são histórias pessoais e isso é muito interessante para quem vai ver o documentário. Além disso as pessoas também ficam muito introduzidas no projecto, porque há uma narrativa de uma criança que recolhe uma folha na nascente e leva-a até ao fim do rio em Ruílhe (última freguesia do concelho de Braga no trajecto do rio Este). Entrevistar estas pessoas, que têm depoimentos reais é incrível. Há muitas histórias engraçadas”, destacou Tiago Fernandes.
O realizador fez notar que se apercebeu, durante a rodagem do documentário, que em tempos “o rio Este era a rede social existente”, pela diversidade de experiências que proporcionou. ao longo dos tempos.
O documentário ‘Rio Este’ vai ser divulgado nas redes sociais e no sítio da internet da Câmara Municipal de Braga. Depois, pode ser exibido em festivais de documentários ou cinema e nas televisões.
As últimas cenas foram gravadas na sexta-feira, estando agora a inciar-se a fase que edição, que deverá durar cerca de um mês.
O projecto ‘Olhó Teatro’ tem como finalidade promover o trabalho da comunidade artística bracarense através de uma convocatória à criação artística. Desta forma potencia-se a produção de conteúdos artísticos na àrea do teatro, com apresentação inédita e promove-se o processo de criação teatral, aproximando os cidadãos das práticas artísticas.
Outras das finalidades são capacitar e qualificar os agentes culturais , incentivar a realização de acções culturais fora do perímetro urbano e promover uma dinâmica cultural partilhada com o contributo das juntas e uniões de freguesia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho