Correio do Minho

Braga,

- +
Objectos do Caminho de Santiago expostos no Posto de Turismo
Plataforma gratuita permite auto-avalição da dor crónica

Objectos do Caminho de Santiago expostos no Posto de Turismo

Antero Barbosa quer resolver desafios do saneamento e da perda de população

Objectos do Caminho de Santiago expostos no Posto de Turismo

Cávado

2021-10-14 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Paulo Sá Machado mostra em Esposende uma pequena parte do espólio que, nos últimos 30 anos, foi coleccionando, alusivos à peregrinação a Santiago de Compostela.

Bengalas e imagens, bustos e documentos, cartazes e livros compõem a mostra ‘Santiago no Caminho’, da autoria de Paulo Sá Machado, inaugurada ontem no Centro de Informação Turística de Esposende, no âmbito do Dia do Peregrino, que ontem se assinalou. A mostra representa formas de caminhar diversas, repositório do que o peregrino pode apreciar, valorizando e entendendo um percurso que vai além do mero caminhar.
O espólio exposto foi sendo valorizado com novas peças, ao longo dos últimos 30 anos, disse ao Correio do Minho, o próprio Paulo Sá Machado.
Neto de uma avó de Ourense, na Galiza, o caminhante sempre sentiu uma atracção por Vigo e especialmente por Santiago.
Entre os objectos que expõe no Posto de Turismo de Esposende, destaca as bengalas, das mais antigas em madeira às modernas em titânio.
“Tenho em casa uns 2.000 livros e artigos sobre os Caminhos de Santiago”, revela, frisando ter ali expostos também bustos elaborados por artesãos em Buño, na Galiza, e outros de Barcelos. A mostra, que em Esposende foi reduzida por limitações do espaço, já esteve patente em cerca de vinte municípios, em Espanha e revela ainda, para Março de 2022 tem prevista abertura no Brasil,
Sá Machado sustenta a opinião de que o Caminho da Costa é elaboração “muito recente” dos municípios do litoral para promoverem o seu turismo.
“Na Idade Média, perto da foz estes rios não tinham pontes, por isso os peregrinos tinham de avançar pelo interior, seguindo os velhos caminhos abertos pelos romanos” — salientou, considerando, porém, “legítimo” que os municípios do litoral promovam o seu turismo.
Também ontem, foi lançado um novo doce, alusivo ao Caminho Português da Costa. ‘Caminho’ é mais uma criação do pasteleiro Pedro Carneiro, da confeitaria Rio Doce, autor, também, da famosa “Catraia”.
Ainda ontem, decorreu a ‘Recepção ao Peregrino’, entre as 6 e as 17 horas junto à ponte D. Luís Filipe, onde foi oferecido um lanche, e prestada ajuda, em caso de necessidade, aos peregrinos, através das forças de socorro locais.
No Auditório Municipal de Esposende, pelas 21 horas, teve lugar a tertúlia ‘Caminho de Santiago, do passado ao presente e que futuro’.
Estas acções inserem-se num programa do Município de Esposende para assinalar o Dia do Peregrino (13 de Outubro) com em conjunto com a Esposende 2000 e Via Veteris, Associação Jacobeia de Esposende.
As actividades, maioritariamente programadas para o próprio dia de ontem, prolongam-se até domingo, em que se realiza a ‘Caminhada Dia do Peregrino - De São Tiago a Santiago’.
A caminhada, com uma distância de aproximada de 10 quilómetros, começa em Antas, junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios e terminará em Anha, junto à Igreja paroquial de São Tiago, percorrendo, um “pedaço do Caminho” e descobrindo novidades e curiosidades.
A concentração será às 8 horas junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Antas, e a chegada está prevista para as 12 horas, junto à Igreja de São Tiago, na vila de Anha.
A organização faculta aos participantes transporte de regresso a Antas. Mais informações em www.visitesposende.com e inscrições para a caminhada em www.esposende2000.pt

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho