Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Obra de arte homenageia mulheres do mar
Queima do Galheiro de Fradelos é atração turística do Minho

Obra de arte homenageia mulheres do mar

“Daqui a três meses havemos de trazer outro troféu”

Obra de arte homenageia mulheres do mar

Cávado

2020-01-26 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Um tributo às gentes do mar, em particular às mulheres, imortalizado numa instalação artística.

Uma homenagem às mulheres do mar de Esposende está imortalizada numa instalação artística que pode ser apreciada por todos junto ao Centro de Actividades Náuticas de Esposende.
Esta obra de arte em homenagem às Gentes do Mar, da autoria de Alexandre Farto, cuja assinatura Vhils marca a sua intervenção na arte urbana foi inaugurada ontem pelo município de Esposende.
Esta instalação artística insere-se no projecto ‘Esposende SmartCity’, lançado em Setembro de 2019, que pensa a cidade através dos pilares Sustentabilidade, Território, Pessoas e Arte, com o propósito de aumentar a qualidade de vida das populações.

“A arte é um dos pilares do projecto ‘Esposende SmartCity’ que passa também pelo território, pela sustentabilidade e pelas pessoas”, explicou Benjamim Pereira, presidente da câmara de Esposende, salientando a “implementação de um plano de actividades pedagógicas que têm como ponto de partida a transformação do território, através de soluções multidisciplinares”. Assim, neste contexto, decorreram ao longo dos últimos meses vários workshops que envolveram mais de 400 alunos dos estabelecimentos de ensino do município de Esposende. Foram ainda realizadas sessões de brainstorming com vista à produção de um objecto de cariz artístico, sob a orientação do artista local Jorge Braga, a integrar o circuito de Arte Pública de Esposende e a apresentar no Fórum Municipal de Educação 2020.

O dstgroup é o responsável pela implementação da componente tecnológica e de sensorização, bem como artística, através das marcas mosaic e da zet gallery, respectivamente. Até ao momento, e na vertente ‘Esposende Território Criativo’, foram inauguradas a instalação artística ambiental ‘octo_ _ _ _’, de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, em Setembro de 2019, e a escultura ‘Padrão do Mar’, de Volker Schnüttgen, no mês seguinte. A terceira e última intervenção artística deste projecto global, que alia a inteligência urbana e ambiental à criação artística original, implementada no espaço público, é da autoria de Vhils.
mas, serviços e aplicações, para a melhor qualidade de vida dos seus cidadãos.

Para José Teixeira, CEO da dst group, na construção de um programa de cidade que tenha capacidade de atracção de investimento, de reter talento, de trazer visitantes e cumprimentá-los como deve ser, a cultura e as artes são insubstituíveis. Esse pilar que introduzimos de novo. Olhar para o pensamento digital ao mesmo tempo que olhamos para o pensamento artesanal. E esta obra de arte pública do Vihls é uma grande homenagem às pessoas que vivem do mar e não nos podemos esquecer do etos da cidade, a natureza do sítio que é o mar que tem o poder sobre a cidade de Esposende”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.