Abstenção ganhou em todo o Minho
2020-10-31 às 06h00
CRriação artística de Mónica Mindelis, inspirada nos Lenços dos Namorados, foi inaugurada ontem, integrando o projecto ‘Amar o Minho’.
Na Aliança Artesanal já está exposta a obra de arte de Mónica Mindelis, uma criação inspirada na temática do Lenço dos Namorados e produzida no âmbito da residência artística em Vila Verde do projecto ‘Amar o Minho’ promovido pelo consórcio Minho IN (constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado) e com coordenação artística e de comunicação da zet gallery.
Durante 15 dias, Mónica Mindelis esteve na Aliança Artesanal onde criou a sua obra — ontem inaugurada — em contacto directo com bordadeiras.
Júlia Fernandes, vereadora da Cultura, destacou precisamente que, ao longo desta residência artística, as bordadeiras da Aliança Artesanal levaram a artista “numa viagem pelo mundo dos bordados, das tradições e daquilo que são os sentimentos e os afectos que estão nos Lenços dos Namorados”, que são “o maior ex-líbris do concelho”.
A vereadora da Cultura realçou ainda que esta residência artística integrou o programa da Bienal de Arte Jovem de Vila Verde, a decorrer até 27 de Novembro.
Já Helenas Mendes Pereira, directora da zet gallery e a curadora responsável pelas áreas da arte em espaço público, artesanato e fotografia do projecto ‘Amar o Minho’ elogiou a criação de Mónica Mindelis, realçando que o desafio nunca foi fazer um Lenço de Namorados mas trabalhar a partir dos Lenços dos Namorados com as artesãs locais. A artista “soube aliar o seu traço, a sua expressão na pintura, ao bordado”, referiu a curadora, realçando que “isto é uma forma sintomática de como podemos preservar as identidades, construir contemporâneo e fazer com que os territórios tenham esta hibridez que é mágica porque representa a diversidade de opiniões e a pluralidade”. Mónica Mindelis “respondeu perfeitamente ao desafio que lhe foi lançado”, reforçou.
Este projecto de residência artísticas é uma iniciativa de promoção da cultura, dos artistas e do turismo sob a marca ‘Amar o Minho’. O projecto envolve os 24 municípios representados pelas três CIM numa estratégia para reforçar a identidade cultural do Minho e dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.
25 Janeiro 2021
24 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário