Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Obra no Portinho de Vila Praia de Âncora deverá iniciar em 2026
Fórum Económico lança o debate sobre o impacto da inteligência artificial na economia e gestão empresarial

Obra no Portinho de Vila Praia de Âncora deverá iniciar em 2026

Braga acolhe visita de trabalho no âmbito do projecto europeu para a mobilidade STEP-UP

Obra no Portinho de Vila Praia de Âncora deverá iniciar em 2026

Alto Minho

2024-03-15 às 10h14

Redacção Redacção

A maqueta do projecto de reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora já foi apresentada. A previsão é que a obra avance em 2026.

Citação

A obra de reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora tem condições para arrancar dentro e cerca de dois anos “e ninguém entenderia que assim não fosse, sobretudo os pescadores, que têm visto a intervenção sucessivamente adiada, comprometidas as suas condições de trabalho e a própria vida. Eles têm trabalhado com os especialistas do Instituto Superior Técnico (IST), com a Câmara Municipal de Caminha e com os organismos oficiais ligados às Pescas e aos Portos. Seria mesmo muito mau que os planos fossem interrompidos e não acredito que essa injustiça possa vir a acontecer”, defendeu convicto o presidente da câmara de Caminha, Rui Lages. A afirmação surgiu a propósito da sessão de apresentação da maqueta do projecto de reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora, agora patente no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM).

Um misto de esperança e angústia marcou a sessão em que foi divulgada a maqueta, passo que encerra um conjunto de etapas que têm sido cumpridas com rigor. Carlos Sampaio, em nome da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, lembrou a falta de segurança e os valores gastos em dragagens nos últimos anos. “Este é um projecto da nossa comunidade e não pode recuar uma vírgula. Estamos há dez anos a lutar por isto, já tivemos o projecto e a construção nas nossas mãos, e quando íamos começar, tivermos de recomeçar da estaca zero”, afirmou.
“Agora, falta só mais uma etapa, mas é uma etapa decisiva. Agora é preciso fazer a candidatura e obter o financiamento”, sublinha Rui Lages.

A subdirectora-geral da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Isabel Ventura mostrou-se optimista sobre a possibilidade de se cumprirem os planos definidos. O início da execução da obra está aprazado para 2026.
Na opinião de Isabel Ventura, com a execução da obra, o Portinho de Vila Praia de Âncora poderá ter um papel tão importante como outros portos do Norte de Portugal, constituindo mesmo uma alternativa, inclusive ao Porto da Galiza.  
A previsão avançada foi de que até ao fim de 2024 possa estar concluído todo o processo burocrático e na passagem do dossiê ao novo Governo o projecto terá a indicação de prioridade.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho