Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Órgão do século XIX recuperado em Famalicão
Loja Social de Esposende festejou 8.º aniversário

Órgão do século XIX recuperado em Famalicão

Rua Central de Frades vai ser intervencionada

Órgão do século XIX recuperado em Famalicão

Vale do Ave

2019-09-11 às 22h22

Redacção Redacção

Concerto inaugural realiza-se a 21 de setembro, pelas 21h00, na igreja de Telhado

No dia 21 de setembro realiza-se na igreja de Telhado, em Vila Nova de Famalicão, pelas 21h00, o concerto inaugural do último órgão de tubos construído pelo organeiro Manuel de Sá Couto, em 1836, e que foi recentemente restaurado pela empresa JMS Organaria. Rosana Orsini (soprano) e Marco Brescia (órgão) são os convidados deste concerto inaugural. A entrada é livre.
O restauro que durou cerca de sete meses e implicou um investimento total de 20 mil euros permitiu dotar o órgão da sua traça original, depois de ter sido completamente adulterado com os restauros realizados ainda no seculo passado.
“Depois de um trabalho bastante minucioso conseguimos recuperar a tinta original, o teclado também foi restituído à forma original. Todas as partes mecânicas foram revistas e foi feita a harmonização de origem tal como o construtor havia feito na época”, explica Joaquim Silva da JMS Organaria, adiantando que se “trata de um órgão histórico e de caraterísticas únicas”.
Terá sido, muito provavelmente o último órgão construído Manuel de Sá Couto.
O restauro contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que atribuiu um subsídio no valor de nove mil euros.
O concerto inaugural contará com as presenças do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, entre outras personalidades do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.