Correio do Minho

Braga,

- +
Os Braguinhas apostam na luta pela promoção das duas rodas
Projeto “Excentricidade” passa pelas vilas de Brito, Caldelas e Ronfe este sábado

Os Braguinhas apostam na luta pela promoção das duas rodas

Snacks com a francesinha como produto estrela para provar no Gulbenkian Café

Os Braguinhas apostam na luta pela promoção das duas rodas

Desporto

2019-12-04 às 06h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Clube de Padim da Graça tem-se dedicado à divulgação da prática do ciclismo representando a sua freguesia, a cidade de Braga e a região do Minho, sendo a única equipa de Braga a participar em provas oficiais.

Uma associação criada para dinamizar e divulgar a prática desportiva do ciclismo e que se tem destacado com a formação de vários atletas de renome e a conquista de prémios de relevo. A equipa de ciclismo BTT Os Braguinhas eleva o nome de Padim da Graça desde 2009, altura em que foi criada por um grupo de amigos amantes do BTT, com o “objectivo de participar em algumas provas e representar a freguesia de Padim da Graça, a cidade de Braga e a região do Minho”.

“Neste momento participamos em provas de BTT XCM e XCO, mas também ciclismo de estrada e também paraciclismo”, refere Cláudio Veloso, um dos elementos desta associação/equipa desportiva que teve em 2019 um dos anos mais produtivos, no que diz respeito à conquista de troféus: “em jeito de balanço, temos que considerar que foi um ano muito positivo, em que conseguimos conquistar bons resultados e inclusive termos um campeão do Minho [o próprio Cláudio Veloso, campeão em Masters 30]. Tivemos um 5.º lugar em Masters 30 feminino, um 2.º lugar em paraciclismo do António Costa, que também já foi campeão do Minho, sendo que a nível colectivo a equipa conquistou um 4.º em elite e um 5.º em masters, isto na vertente de XCM. Em XCO tivemos um 3.º lugar pelo Fábio Martins em Elite, sendo que na categoria masters eu sagrei-me campeão do Minho, mas tivemos também o 3.º lugar do Marco Silva, o 4.º do Henrique Carvalho e o 5.º do Pedro Barbosa”.

Resultados de relevo que ajudam a equipa a destacar-se na prática da modalidade, sendo mesmo a única da cidade que participa em provas oficiais e reconhecida pela Associação de Ciclismo do Minho.
Uma associação já com história, mas que quer continuar a crescer, pelo que “também para divulgarmos a modalidade e a nossa freguesia organizamos uma prova do campeonato do Minho, juntamente com a Junta de Freguesia de Padim da Graça, assim como uma prova de 3 Horas de Resistência BTT, que se realiza em Fevereiro na zona ribeirinha da freguesia, para homenagear o Manuel Ferreira, nosso fundador falecido há uns anos”.

João Moreira - presidente da JF Padim da Graça
“É para nós um orgulho termos um campeão do Minho na freguesia”

“Faço um balanço muito positivo da época. É um orgulho para a freguesia de Padim da Graça ter um campeão do Minho. Estas conquistas ajudam a levar o nome de Padim da Graça a todo o lado. Em todas as provas em que Os Braguinhas participam, é o nome da freguesia que vai sendo transportado e dado a conhecer. A junta procura apoiar, sempre dentro das possibilidades, os projectos que são apresentados e gostamos de ver que esse apoio é bem aproveitado pelas instituições, como é exemplo d’Os Braguinhas.”

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.