Correio do Minho

Braga,

- +
"Os Pássaros" no Auditório Municipal de Montalegre
A Eurorregião Galicia – Norte de Portugal ganha peso na Europa em publicações científicas

"Os Pássaros" no Auditório Municipal de Montalegre

Eco Maratona promove controlo de invasoras

´Os Pássaros´ no Auditório Municipal de Montalegre

Nacional

2022-10-30 às 17h16

Redacção Redacção

Serão de qualidade na casa da cultura do concelho

Citação

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) apresentou em Montalegre, no auditório municipal, a peça "Os Pássaros". Um espetáculo que tem por base uma comédia grega de Aristófanes, sendo a guerra um dos temas abordados. Desenvolvida no âmbito do projeto "Stage, Home of The World!", lançado pela CTB e pelo dst group, esta peça conta com um coro constituído pelos 10 artistas de Teatro da Ucrânia e outros refugiados ucranianos da comunidade. Em representação do executivo, esteve Fátima Fernandes.


SINOPSE

«A CTB continua sob o lema FRONTEIRAS. A comédia é um dos géneros mais fascinantes do teatro grego e uma arma para a crítica política e social. Aristófanes sabia não só fazer rir, mas também, com o seu lirismo, dar aos que o ouviam o sentido da riqueza infinita da vida humana. Daí que OS PÁSSAROS, verdadeira imagem no espelho desta Europa submersa numa guerra imperialista, prenhe de conflitos de interesses, angústias quanto ao futuro e presa nos nós de oportunistas, talvez não esteja hoje, preparada para "ler este texto" como comédia da nossa vida real. Se é verdade que Aristófanes e os poetas castigam pelo riso os aspetos mais condenáveis da sociedade, dos seus chefes e até dos seus deuses, este espetáculo não será uma comédia, mas antes, mais um capítulo da Tragédia dos Nossos Dias. Como não se constroem castelos no ar, PÁSSAROS será apenas um PESADELO sobre as NOSSAS CABEÇAS!»

FICHA TÉCNICA

Encenação e dramaturgia: Rui Madeira| Cenografia: Alberto Péssimo| Figurinos: Manuela Bronze | Sonoplastia: Grasiela Muller| Criação Vídeo: Jorge Lucas| Desenho de Luz: Nilton Teixeira| Montagem: Fernando Gomes| Atores: Solange Sá, Sílvia Brito, Eduarda Filipa, Carlos Feio, António Jorge, André Laires | Canto Lírico: Iuliia Buzovkina | Direção do Coro: Olha Prasolova – Turutia e Nika Litkevich | Coro constituído pelos 10 artistas de Teatro da Ucrânia, integrantes do projeto Stage, Home Of the World (Nadia Korbut, Nika Litkevich, Oleh Teliatnyk, Olha Antoniuk, Olha Prasolova – Turutia, Vira Shevchenko, Veronika Doroshko) e outros refugiados ucranianos da Comunidade (Daria Ponomarenko, Kovetska Oleksandra, Liudmyla Mogylevets, Lysenko Natalia, Rafalionok Sofia)



Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho