Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Padre Albino Carneiro: “Hoje dou graças a Deus e aos vieirenses por ter perdido as autárquicas de 2009”
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Padre Albino Carneiro: “Hoje dou graças a Deus e aos vieirenses por ter perdido as autárquicas de 2009”

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Padre Albino Carneiro: “Hoje dou graças a Deus e aos vieirenses por ter perdido as autárquicas de 2009”

Entrevistas

2021-07-19 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Padre Albino Carneiro, ex-presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, foi o mais recente convidado do programa ‘Nos Bastidores da Política’ da rádio Antena Minho, moderado por Paulo Monteiro e com comentários de Carlos Alberto Cardoso.

Citação

O padre Albino Carneiro, ex-presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, foi o mais recente convidado do ‘Nos Bastidores da Política’, um programa da rádio Antena Minho, moderado por Paulo Monteiro e que contou com a presença do comentador residente, Carlos Alberto Cardoso. ‘Nos Bastidores da Política’ é um programa semanal da Antena Minho que procura fazer um acompanhamento político para as eleições autárquicas de 2021 nos distritos de Braga e Viana do Castelo.

“Eu deixei a actividade política há 12 anos, quando saí derrotado das eleições autárquicas de 2009. Hoje dou graças a Deus e aos vierenses por ter perdido essas eleições. Contudo, eu não deixo de ter um olhar atentos sobre a política bracarense e, em especial, sobre os concelhos de Vieira do Minho e da Póvoa de Lanhoso”, explicou o antigo autarca vieirense. Albino Carneiro confessou que, apesar de já estar fora da actividade política há 12 anos, “o bichinho continua lá”.
O antigo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho ainda confessou que entrou para a vida política com bastante entusiasmo mas, deixar o sacerdócio de lado, nunca foi uma opção para Albino Carneiro.

“Na altura, eu não abandonei o sacerdócio por completo para seguir a vida política. Tudo o que fiz foi interromper a minha vida paroquial. Para mim, foi uma necessidade envolver-me na política. As pessoas de Vieira do Minho tinham uma opinião hostil para a política e eu acreditava que poderia mudar isso”, clarificou o antigo autarca.
Apesar de não estar envolvido na vida política há 12 anos, Albino Carneiro guarda com carinho o tempo passado como autarca. “O meu tempo na política foi uma experiência interessante. Não considero que tenha sido tempo perdido. Criei uma boa relação com as pessoas. É gratificante ouvir as pessoas a dizerem que eu consegui deixar a minha marca na política, apesar de não a ter conseguido purificar”, apontou o sacerdote.

Devido à sua vida paroquial, Albino Carneiro está sempre em contacto com a população e acaba por ser uma pessoa que pode influenciar o voto das pessoas. Contudo, o antigo edil defende que “um padre não deve intervir no voto das pessoas”. Todavia, Albino Carneiro confessou que toda a gente deveria compreender que os padres também têm opiniões.
“Um padre não tem de intervir no voto das pessoas, nem o deve fazer. Temos o meio necessário mas devemos ser capazes de nos manter isentos. No altar, na igreja ou noutra situação qualquer que eu esteja presente enquanto sacerdote, eu procuro não dar a minha opinião. Agora, quando não estou como sacerdote mas simplesmente Albino Carneiro, eu dou a minha opinião. As pessoas têm de perceber que, fora das vestes de sacerdote, sou um cidadão como todos os outros que tem direito à sua opinião”, explicou Albino Carneiro.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho