Ricardo Monteiro vai trocar o Vitória SC pelo SC Braga
2025-05-24 às 06h00
Palatial Restaurante & Suites é um espaço recente, mas que já se afirmou definitivamente como uma referência na área da enogastronomia. E a confirmação chegou recentemente com a atribuição da primeira Estrela Michelin de Braga!
Um espaço agradável, bem localizado, perto centro histórico de Braga e dos principais acessos à cidade, o Palatial Restaurante & Suites chama a atenção a quem chega a Braga pela sua arquitectura fora do normal, contemporânea e que apresenta uma forte ligação à arte, contando com a presença de obras de arte de artistas que são referência, como Joana Vasconcelos, Paulo Neves e Manuel Correia.
O espaço foi concebido para oferecer o máximo de conforto e bem-estar apresentando-se com extrema elegância num cenário idílico e que está preparado para receber quem deseja conhecer o melhor do mundo da gastronomia, dos vinhos e do alojamento.
No Palatial Restaurante, a proposta passa por oferecer aos clientes pratos autênticos, únicos e delicados, que são preparados ao mais ínfimo pormenor. O restaurante divide-se em três espaços distintos e proporciona um ambiente de conforto onde pode apreciar uma cozinha sofisticada e criativa inspirada em ingredientes locais e mediterrâneos. A conjugação de sabores dos pratos e os vinhos que os acompanham são alvo de especial atenção na elaboração da gastronomia Palatial.
Impossível de esquecer é a fantástica viagem pelo mundo dos vinhos que é uma certeza mais do que adquirida, numa visita à garrafeira Amistad Wine, que possui algumas das melhores referências dos vinhos nacionais e internacionais. Com um espaço marcado pelos detalhes associados ao mundo da vinicultura, a garrafeira Amistad Wine, enquadrada no conceito Palatial, disponibiliza com grande estilo e elegância, uma colecção de vinhos de todo mundo e de exclusividade incomparável.
Já no alojamento, o Palatial Suites apresenta-se como o local perfeito para uma excelente noite de descanso.
Thomas Lima: “Queremos proporcionar algo diferente e melhor aos clientes”
Thomas Lima é o gesto deste espaço que acaba por ser praticamente um projecto de autor, já que a génese da criação do Palatial Restaurante & Suites surge das experiências pessoais que teve ao longo da sua vida, mas principalmente de uma viagem ao Japão e Coreia do Sul que teve a oportunidade de fazer.
“Estudei gestão na Faculdade de Economia do Porto e depois de acabar o curso, após uma viagem ao Japão e Coreia do Sul, que me abriu horizontes, que me inspirou e me trouxe muitas ideias”, começa por referir Thomas Silva, para logo elencar o sentimento que o fez pensar em avançar com este projecto: “em algumas experiências que tive por lá, marcou-me muito o atendimento e a proximidade do serviço. O cuidado que as pessoas tinham para connosco e para com o seu próprio serviço. E aí pensei que isto foi um serviço que nunca vou esquecer, que me marcou e quis trazer um pouco disso para cá”.
Thomas Lima começou por pensar em oferecer a Braga, aos bracarenses e aos seus visitantes “um serviço distinto e tentar fazer com que os nossos clientes conseguissem ter os mesmos sentimentos, as mesmas experiências - ou pelo menos similares - que eu tive nessa viagem. Porque foi sem dúvida algo que me marcou muito e que me deixou com enorme vontade de poder proporcionar isso na minha cidade”.
E as pessoas são o mais importante para toda a estrutura do Palatial Restaurante & Suites. Thomas Lima explica que acima de tudo estão os clientes. “As pessoas que nos visitam são o mais importante para nós e fazemos tudo para deixarmos marca. O meu chef [Rui Filipe] costuma dizer que a nossa verdadeira estrela são os clientes que nos visitam. As pessoas são, para nós, o mais importante e por isso queremos prestar o melhor serviço, com a maior qualidade e requinte. Para que sintam o mesmo que eu senti com o tratamento de que fui alvo nessas viagens que fiz e que me inspiraram a avançar”.
Rui Filipe: “Trabalhamos tendo o cliente em mente”
Pegar na tradicional comida minhota, transformá-la, reinterpretá-la, dar-lhe um novo rumo e criar pratos únicos e inimitáveis é o que faz a cozinha do Palatial Restaurante & Suites.
E ao comando do leme deste barco que navega por águas em que as delícias gastronómicas se têm vindo a tornar referência está o chef Rui Filipe. Um jovem chef de apenas 31 anos e que teve o condão, juntamente com a sua equipa, de conseguir conquistar para a cidade de Braga a sua primeira Estrela Michelin. Uma conquista que Rui Filipe já procurava desde a sua juventude [ver caixa], que almejava alcançar, mas confessa que não esperava que tivesse sido tão cedo.
A sua base de trabalho é a comida minhota, os pratos da sua terra e que o levam a momentos prazerosos, mesmo quando preparados da maneira mais tradicional possível. Quando assumiu o comando da cozinha do Palatial Restaurante & Suite fez questão de que a comida da região do Minho fosse a base do seu trabalho, claro que avançando sempre com uma reconfiguração da mesma, de maneira a dar origem a pratos novos, inovadores, modernos e que permitissem conquistar o paladar dos clientes marcando-os de forma indelével.
“A comida minhota não é fácil de recriar neste projecto, mas sendo eu minhoto, estando aqui as minhas raízes, torna-se mais fácil, também com as experiências que fui tendo em restaurantes de ‘fine dining’, a nossa aposta foi sempre no sentido de reproduzir aquilo que é nosso, que é do Minho”, afirma o chef Rui Filipe quando incitado a contar o porquê desta aposta na comida tradicional minhota.
Mas o chef lembra que o trabalho não é só seu, mas sim de toda a equipa de trabalho e de toda a estrutura do projecto. “Temos uma equipa que já trabalha comigo há alguma tempo. Já nos conhecemos e confiamos e sabemos a linha de pensamento uns dos outros. É uma equipa jovem, mas com muita qualidade e que se dedica e entrega a mais de cem por cento para criar os pratos que queremos”, refere Rui Filipe, lembrando o processo de criação dos pratos: “trago a ideia base e vamos desenvolvendo com as experiências de todos”.
Um dos pontos essenciais dessa criação e da qualidade dos pratos apresentados tem a ver com a qualidade dos produtos. “Tem enorme influência no produto final. E por isso mesmo procuramos trabalhar com os melhores produtos, biológicos, dos melhores produtores e procuramos sempre garantir o melhor para os nossos clientes. A melhor qualidade nos produtos, sempre, e depois o nosso trabalho, a nossa imaginação leva-nos a criar estes pratos únicos, de enorme requinte e sempre com muito sabor”, finaliza o chef.
“Momento que desejávamos, mas que não pensávamos que acontecesse tão rápido”
A conquista da Estrela Michelin, a primeira para a cidade de Braga, foi até agora o momento mais alto do projecto Palatial Restaurante & Suites. Foi um momento único, que Thomas Lima e o chef Rui Filipe viveram de forma muito especial, ao serem surpreendidos na gala onde foi atribuída a Estrela. “Foi um momento de grande alegria para nós”, começa por referir Thomas Lima, descrevendo um pouco o momento: “só tivemos a noção de que vencemos a Estrela Michelin quando a apresentadora da gala disse o nosso nome. Não estávamos à espera. Aliás, temos vindo, desde o início, a trabalhar para isso, mas não pensávamos que fosse possível conseguir esse objectivo assim tão rápido”.
Para o chef Rui Filipe este momento acabou por ser o cumprimento de um sonho. “Desde os 8 anos que o meu objectivo passava por conseguir conquistar a famosa Estrela. E foi para isso que trabalhei sempre. Mas confesso que não esperava conseguir tão cedo num projecto. Este projecto não tem ainda dois anos e já tem este destaque todo, o que demonstra claramente a qualidade do trabalho que temos vindo a realizar ao longo deste tempo e que se tornou numa referência”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário