Papa Francisco retornou “à casa do Pai”
2022-11-25 às 06h00
O Agrupamento Dr. Francisco Sanches reuniu ontem os seus diversos parceiros num espaço de partilha em busca de novas dinâmicas de apoio.
O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches promoveu, na tarde de ontem, o primeiro encontro ‘Rede em Acção: Parceiros da Sanches’. O director do Agrupamento, Arlindo Antunes de Sousa, realçou que o que se pretende é “estabelecer dinâmicas que ultrapassem o formal burocrático”, de modo a encontrar soluções para as diferentes problemáticas do agrupamento.
Promovido Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), este encontro juntou representantes da Câmara Municipal de Braga, da Saúde Escolar, Junta de Freguesia de S. Victor, Junta de Freguesia de S. Vicente, Associação Juvenil da Bogalha, Cruz Vermelha Portuguesa delegação de Braga, Cáritas Arquidiocesana de Braga, CAFAP Associação Famílias, Projecto Homem, Casa do Professor e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
“Esta rede inclui várias ligações institucionais, mas que muitas vezes não passam do formal burocrático. Aqui o que se pretende é estabelecer dinâmicas que ultrapassem o formal burocrático. Vamos pôr estes diferentes parceiros a falar uns com os outros”, afirmou Arlindo Antunes de Sousa, acrescentado que “diversas questões levantam-se neste momento e necessitam de maior atenção. A escola tem de mobilizar estas parcerias para encontrar soluções. Uma escola tem de dar resposta em termos de ensino-aprendizagem, mas tem de dar também uma resposta social”, vincou.
A actual situação de crise que se vive em Portugal e no mundo criou a necessidade urgente de repensar medidas/estratégias para as diferentes problemáticas, acelerando assim a realização deste encontro.
Cristina Canelas, psicóloga do Agrupamento e membro do GAAF, referiu que esta iniciativa pretende ser “um espaço de partilhas, de reflexão em equipa, para que conjuntamente com os parceiros sejam criadas novas dinâmicas de apoio”.
“Como promover o bem-estar físico e social? Como diminuir a violência na escola? Como apoiar as crianças e famílias em situações de emergência (a nível de habitação, saúde, educação)?”, estes foram alguns dos temas que estiveram em cima da mesa.
24 Fevereiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário