Correio do Minho

Braga,

- +
Paredes de Coura reclama “fato à medida” das necessidades estratégicas das autarquias
Estudantes da UMinho ‘convidados’ a dar apoio ao estudo a alunos do ensino básico

Paredes de Coura reclama “fato à medida” das necessidades estratégicas das autarquias

Nó de Infias: concurso para projecto lançado em Outubro

Paredes de Coura reclama “fato à medida” das necessidades estratégicas das autarquias

Alto Minho

2020-08-11 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Paredes de Coura assinalou ontem o Dia do Município, agraciando alguns courenses que se destacaram ao serviço da comunidade. Na cerimónia, o autarca Vítor Paulo Pereira anunciou a cobertura integral da rede de fibra óptica no concelho.

Paredes de Coura assinalou ontem o Dia do Município, anunciando novos projectos e a captação investimentos para o território.
Para o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, apesar dos tempos difíceis, “Coura compete, sem medo, pela captação de grandes investimentos com centros mais fortes”, anunciando, para, breve, “novos investimentos que abrirão as portas de um novo ciclo industrial no território centrado na tecnologia e no conhecimento”.

A nova ligação da A3 ao Parque Industrial de Formariz orçada em 9,5 milhões de euros e a requalificação e expansão do Parque Empresarial com o valor total de 1,8 milhões de euros “permitirão a fixação de novas empresas que diversificarão o tecido industrial e colocarão Paredes de Coura no grupo dos concelhos mais exportadores do norte do país. Uma estratégia desenhada em complementaridade com uma nova estratégia para habitação, a preços compatíveis com os rendimentos das famílias ou a preços controlados, condição fundamental de sustentabilidade, que ainda arrancará este ano”, anunciou. “Hoje Paredes de Coura tem uma visão para o território e uma estratégia para o seu futuro com uma definição de objectivos claros de desenvolvimento económico e de coesão social suportados em políticas de desenvolvimento industrial inovadoras que promovam o emprego e diversifiquem os sectores produtivos”, afirmou Vítor Paulo, apontando, porém, para “a estrutura dura e pouco flexível dos fundos comunitários que não é amiga do investimento estratégico”.

O autarca afirma que “os fundos comunitários não servem as necessidades das autarquias. Quantas vezes uma autarquia precisa de um apoio numa determinada área para estimular investimento e ele não está disponível ou quando existe é irrisó- rio. Os fundos assentam na inflexibilidade de um ‘pronto-a-vestir’. Entramos à procura de um fato tamanho 50 e acabamos por trazer vestido o tamanho 56. São muitas as autarquias com calças pelo meio da perna ou com as mangas do casaco demasiado compridas”, disse o edil courense, alertando para a necessidade “urgente de os fundos comunitários apoiarem os planos estratégicos das autarquias e que não sirvam apenas para acudir às necessidades pontuais das câmaras”.

Vítor Paulo Pereira destacou o espírito resiliente e inovador dos courenses. “Em Coura foram sempre as dificuldades e as nossas capacidades de superação que determinaram o nosso destino. Um destino que nos juntou para derrubar o que parecia intransponível. Vivemos num mundo competitivo, mas não há razão nenhuma para acreditar que os territórios não competem, competimos para atrair investimento e competiremos no futuro para atrair quadros qualificados que queiram residir no nosso território. É isto que estamos a fazer no nosso território e muitas vezes sem linhas de financiamento à altura”, apontou.

Município anuncia auto-estrada de fibra óptica “mais moderna” do país

No Dia do Município de Paredes de Coura, o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, anunciou a cobertura total da rede de fibra óptica no país. “Temos todas as sedes de junta ligadas à sede do concelho e fibra espalhada por todas as artérias municipais, o que permitirá o acesso de todos a esta tecnologia”, anunciou o autarca courense, destacando que “Paredes de Coura fica dotada da auto-estrada mais moderna que nos permitirá estar ligados ao mundo e ao futuro. Passamos a ser o primeiro concelho do país com cobertura integral. Este investimento tornará o nosso território muito mais competitivo e abrirá portas a novos projectos de desenvolvimento”.

Vítor Paulo Pereira sublinhou a importância deste dia para a comunidade. “Celebramos hoje o nosso dia. O dia de Paredes de Coura. É uma data solene que lembra heróis de outro tempo, gente simples e corajosa que no longínquo ano de 1662 agarrou em armas para defender a nossa terra e as fronteiras do no nosso país”, afirmou o edil courense, apontando o exemplo “desses heróis” que permanece no ADN da comunidade courense “que não se resigna e que todos os dias luta em prol do desenvolvimento do nosso concelho. Aqui vive hoje uma comunidade que enfrenta graves dificuldades, mas como gente à antiga que agarrou em armas, saberá também erguer-se e ultrapassar estes tempos difíceis. As famílias, os comerciantes, os empresários são hoje o exemplo mais vivo do espírito de luta e de sacrifício”, vincou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho