Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
'Passagem Secreta', de Fernando Mota, é apresentado na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães a 2 de Junho
Lançada primeira pedra da ERPI de Curvos

'Passagem Secreta', de Fernando Mota, é apresentado na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães a 2 de Junho

Robson Bambu é guerreiro até 2028

'Passagem Secreta', de Fernando Mota, é apresentado na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães a 2 de Junho

Vale do Ave

2024-05-27 às 17h07

Redacção Redacção

Espectáculo com instrumentos musicais criados a partir de árvores convida crianças e famílias a explorar a natureza e a arte no CIAJG.

Citação

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) irá receber no próximo dia 2 de junho, às 16h00, um espetáculo que junta música, teatro, artes visuais e poesia, criado a partir da pesquisa do sistema de comunicação das árvores através das raízes e dos conceitos de pertença e comunidade. Programado pela Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, “Passagem Secreta”, de Fernando Mota, é dirigido às crianças a partir dos 6 anos de idade e às suas famílias. Neste espetáculo, Fernando Mota põe em diálogo a criação de música e instrumentos musicais a partir de árvores, pedras e outros materiais naturais, acompanhando-se pela poesia de Vasco Gato e pelas imagens de Mário Melo Costa, num objeto cénico que explora a ideia da natureza e da arte enquanto cura e do fantástico enquanto ferramenta de transformação.

No seu percurso de compositor, músico, performer e artista multidisciplinar, Fernando Mota tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos musicais experimentais e objetos sonoros.

E é chegado o momento para partilhar a sua “Passagem Secreta” em Guimarães, numa criação dirigida a maiores de 6 anos de idade e com duração aproximada de 45 minutos. Para a conhecer, somos convidados a dirigirmo-nos até à Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães na tarde do dia 2 de junho, às 16h00. As coordenadas estão partilhadas. Depois é entrar, de espírito aberto, para descobrir e explorar o visível e o invisível. Até porque, como diz o criador desta “Passagem Secreta”: “Ninguém termina na ponta dos dedos. Somos o que outros foram. Só sabemos do visível, mas temos o mesmo tamanho no invisível. E de vidas alheias que nos alimentamos. E as próprias palavras com que digo isto são oferendas, todas elas. Fecha os olhos. Vem comigo.”

Fernando Mota compõe regularmente música para teatro, dança e cinema de animação, tendo colaborado com diversos diretores, companhias e produtoras. No início de 2020 começou um ciclo de criações à volta das possibilidades expressivas e simbólicas dos elementos e espaços naturais. Neste contexto, criou o “Concerto para uma Árvore”; o filme “7 Poemas para um Mundo Novo” com o realizador Mário Melo Costa a partir de textos inéditos de sete poetas portugueses; o filme “O Bosque” com Margarida Botelho; o projeto “Do princípio do Mundo” em colaboração com sete artistas visuais resultando num concerto, numa instalação audiovisual e num passeio sonoro em sete locais distintos; e o espetáculo “Sursum Corda”, cruzando os seus instrumentos com a informática musical. Desenvolveu também com Vasco Gato e Mário Melo Costa o livro CD “Instrumentária Poética”, reunindo textos, imagens e peças sonoras relativos a esta fase de criações.

Os bilhetes para assistir ao espetáculo “Passagem Secreta” têm o valor de 5 euros e podem ser adquiridos online em oficina.bol.pt e presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO), bem como nas diversas entidades aderentes da BOL.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho