Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Património Cultural da Humanidade numa ligação entre a história, cultura e pessoas
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Património Cultural da Humanidade numa ligação entre a história, cultura e pessoas

Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Património Cultural da Humanidade numa ligação entre a história, cultura e pessoas

Vale do Ave

2019-12-13 às 22h22

Redacção Redacção

Guimarães assinalou esta sexta-feira, 13 de dezembro, o 18.º aniversário da inscrição do Centro Histórico na lista do Património Cultural da UNESCO.

Citação

O Centro Histórico de Guimarães atingiu a maioridade como Património Cultural da Humanidade, ao celebrar o 18.º aniversário pela distinção da UNESCO. Ao longo do dia decorreram várias iniciativas, com destaque para a sessão no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde foi apresentado um vídeo alusivo a esta classificação do património.
 
“Guimarães não se limitou a entrar na lista do Património Cultural da UNESCO, está muito trabalho feito e reconhecido. Mas, também, há muito trabalho a fazer e é nesse sentido que continuamos a construir o futuro, assente na responsabilidade e na história”, sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto.
 
O “uso” do património assente nas “pessoas” através da “história” e voltado para a “cultura” foi a ideia-chave que sobressaiu nesta sessão. “Aquilo que o Centro Histórico faz é contar uma história e queremos que continue a contar-nos uma história, das pessoas e do seu uso. Queremos que esta história continue a ser matriz em Guimarães. A data de 13 de dezembro de 2001 foi um ponto de reconhecimento e esta é uma história de continuidade”, salientou Adelina Pinto. “Este Património está associado à cultura nas suas múltiplas dimensões, ao nível imaterial onde se desenvolvem atividades nos espaços e encontrar outras formas de ser e estar que acrescentam ao património material. Tentamos fazer, na utilização do espaço público, momentos culturais que surpreendem as pessoas e fazem com que sejamos diferentes e construir uma história diferente”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal, responsável pelo pelouro da cultura.
 
O Vereador Fernando Sá deu conta do “reconhecimento que sempre foi perseguido e passava por manter a cidade em uso, valorizando o seu património e mantendo as pessoas”. O autarca responsável pelo pelouro do Urbanismo evidenciou o “trabalho realizado para que o uso deste património faça sentido para o centro da atividade e que são as pessoas”.
 
O programa das comemorações do 18.º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO contou ainda com uma sessão sobre o “Artesanato” enquanto património imaterial, apresentação do 13º volume da revista de estudos em património cultural – Veduta, o concerto António Victorino d’Almeida (piano) e Ana Maria Pinto (soprano) e a “Corrida pelo Património”.
 
Este sábado, 14 de dezembro, decorre a inauguração da intervenção urbana “As paragens onde o tempo habita”, às 15h00, no âmbito da Bienal de Ilustração de Guimarães. Segue-se uma visita à exposição “Prémio Nacional BIG 2019”, no Palácio de Vila Flor, orientada por Tiago Manuel, e uma visita em autocarro, às paragens intervencionadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho