Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Paulo Barroso: “O que nos diferencia é a proximidade, num ADN de família”
Esposende: Reforço do saneamento básico em Gandra e Antas

Paulo Barroso: “O que nos diferencia é a proximidade, num ADN de família”

César Peixoto: “temos cinco finais para encarar e conseguir o nosso objectivo”

Paulo Barroso: “O que nos  diferencia  é a proximidade, num ADN  de família”

Economia

2025-02-28 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

É uma das empresas referência no sector, fruto de quatro décadas de experiência na venda de automóveis seminovos e usados multimarca. Fundada em 1984, a Só Barroso destaca-se pela missão focada no cliente, pela transparência e seriedade.

Citação

São quatro décadas de experiência, profissionalismo, rigor e, acima de tudo, de uma relação de confiança e familiar. Tem sido este o segredo do sucesso da Só Barroso, empresa fundada, em 1984, por Américo Barroso, dedicada à comercialização de automóveis seminovos e usados multimarca e uma referência no sector, e que esteve em destaque na rádio Antena Minho e CMinho TV, numa entrevista com Paulo Barroso, administrador e director comercial, onde deu a conhecer aquela que é uma das marcas emblemáticas do ramo automóvel em Braga.

“A empresa começou com o meu irmão, há 40 anos, e juntei-me a ele, em 1993, e é um negócio com relações familiares e o próprio cliente é abordado com esse pensamento de proximidade, acaba por ser esse o nosso ADN desde o início. É esta a filosofia da empresa, apela muito aos valores familiares, há uma relação de confiança, porque para nós as pessoas são o mais importante, quer dentro de portas, na nossa equipa, somos uma família, e as relações com as pessoas desde dentro para fora para os nossos clientes. Existe uma proximidade e uma preocupação no bem-estar de quem lá trabalha e na satisfação de quem nos visita e quem nos compra”, sublinhou Paulo Barroso, revelando que o crescimento da empresa traduz essa “preocupação com o cliente”.
“Esse é o nosso chavão da política de qualidade, é a satisfação do nosso cliente e trabalhamos todos em equipa para esse chavão tão importante”, acrescentou o administrador de uma empresa vencedora de inúmeros prémios, devido à satisfação do consumidor, entre eles o Prémio 5 Estrelas, o Top 10 e Top 5 das Melhores PME, assim como o 7.º lugar no ranking das ‘100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal’ e o primeiro no sector automóvel.

“É difícil chegar a patamares elevados, mas é muito mais difícil mantermo-nos lá. Mantivemo-nos lá com alguma naturalidade, fruto do nosso ADN, somos genuínos, verdadeiros e fazemos aquilo que gostamos e com o máximo profissionalismo, empenho e seriedade. Para a nossa empresa, a definição do nosso processo foi um ponto de viragem, em 2006, quando nos certificámos pela APCER, com o Certificado de Qualidade. Toda a família Só Barroso trabalha de forma comprometida e interessada em que esse processo seja cumprido”, realçou.

Nesta missão, Paulo Barroso revela que o “principal foco no comércio de automóveis é a satisfação do cliente”. “Transparência, rigor nas avaliações, profissionalismo, acima de tudo. Costumo dizer que há dois pilares que são fundamentais: seriedade e competência. Acho que os dois são igualmente importantes e damos extrema importância aos dois com o objectivo de mantermos esta exigência, porque os clientes têm as suas expectativas e estamos preocupados em corresponder e superar a expectativa do cliente. A Só Barroso reforçou a marca ao longo dos anos e temos consciência que há clientes que, quando nos visitam, vão exigir mais de nós do que se estivessem a comprar um carro topo de gama premium”, explicou, destacando a importância do rigor neste ramo de negócio.

“Há três fases na nossa actividade: processo de compra, venda e pós-venda. Não haverá um cliente satisfeito, se o carro for mal escolhido na compra. Os carros são seleccionados criteriosamente, só compramos e comercializamos carros nacionais provenientes de gestoras de frota, que é o único canal possível para quem comercializa mais de 100 carros por mês. São viaturas que só tiveram um proprietário e um utilizador, viaturas que fizeram a manutenção em local apropriado e seleccionamos as que não tiveram acidentes e isso é relevante para que o cliente no futuro fique satisfeito. É decisivo para a satisfação do nosso cliente”, frisou.

“O principal foco é a satisfação do cliente”

Nos últimos meses, a Só Barroso foi distinguida com vários prémios, um deles, pelo sétimo ano consecutivo, elege a empresa bracarense como uma das melhores para trabalhar em Portugal.
“O que nos diferencia é que existe uma grande proximidade, as pessoas são realmente as empresas e quando recebemos o prémio de uma das melhores empresas para trabalhar refere-se ao lado humano que existe e à proximidade entre todos, a preocupação, a flexibilidade que existe e os ajustes que são feitos, pormenores como o facto de pensarmos num espaço destinado às pessoas que trabalham na empresa, quer para as refeições quer para socializarem, e, para além do subsídio de alimentação, oferecemos a refeição que é escolhida de uma semana para a outra, com opções diárias de carne e peixe, refeição que é servida por um restaurante num espaço confortável para o colaborador. Na Só Barroso, o stress da hora de almoço não existe”, contou o administrador Paulo Barroso, dando conta de que os prémios “são o reconhecimento daquilo que fazemos” e da “nossa aposta”.

“Não o fazemos a pensar nisso, mas estamos gratos e satisfeitos por ver reconhecido o trabalho que fazemos. Para nós é um prémio muito importante, são os colaboradores que participam nesse prémio, portanto é um prémio de todos. As pessoas são as empresas e nós temos pessoas que trabalham há mais de 20 anos e outras há 30 anos e isso explica o sucesso da empresa. Já o Prémio Escolha do Consumidor é fruto do nosso empenho, trabalho de toda a equipa, trabalho diário, foco e compromisso é para conseguirmos corresponder às expectativas, é um prémio que nos enche de orgulho e nos deixa felizes”, frisou, confessando “o orgulho indiscritível” pelo prémio de melhor Stand de Portugal.
Em termos de balanço de 2024, “foi um ano, extremamente, positivo, crescemos cerca de 15% e vendemos bastante mais de mil carros”. Quanto a 2025, “temos as melhores expectativas”: “estamos preparados a todos os níveis, quer pela família de clientes, quer por todos os factores que estão no presente. Basta trabalhar com o mesmo envolvimento. Esperamos um ano com sucesso e continuar a sustentar o trabalho que tem sido feito até aqui”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho