dstgroup promoveu palestra no hospital
2018-12-11 às 06h00
No roteiro pela inovação de Famalicão, o presidente do município, Paulo Cunha, visitou o clube de xadrez A2D e destacou a importância do projecto.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a fazer um “roteiro pela inovação”, visitando várias associações famalicenses que estão a ajudar na expansão e crescimento da cidade.
Nesse sentido, Paulo Cunha, presidente do município, visitou o Clube de Xadrez A2D, na Escola Cooperativa de Ensino Didáxis de S. Coste. O autarca afirmou que o projecto vai além daquilo que é o trabalho convencional das escolas.
“O Xadrez da didáxis um bom exemplo daquilo que a escola pode fazer pela comunidade alem do convencional. Esta escola tem um percurso feito e a comunidade famalicense reconhece o mérito dos projectos aqui desenvolvidos. Este projecto de xadrez veio acrescentar algo àquilo que é a actividade convencional numa escola”, adiantou o autarca, destacando a importância do xadrez para a aprendizagem de disciplinas como a matemática.
“Através do xadrez foram criadas condições para que os jovens tivessem um aproveitamento maior no raciocínio lógico e sabemos o quanto é importante. O xadrez é uma das formas de despertar nos jovens o interesse por outras áreas em que à partida não teriam interesse, como é a matemática.”
O projecto de xadrez da escola famalicense é liderado pelo professor Mário Oliveira que destacou que o sucesso do clube está assente em três pilares.
“O sucesso deste projecto tem muito a ver com três vectores: as famílias, os atletas/alunos e a direcção da escola, todos de mãos dadas. Depois soubemos alicerçar-nos de forma sustentada e soubemos atravessar as fronteiras da escola com as forças vivas da cidade. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem sido nossa aliada e temos dado passos seguros e consistentes e é isso que nos leva a caminhos de sucesso”, ressalvou.
Aproveitando a visita do autarca à escola, o professor Mário Oliveira aproveitou a ocasião para lançar desafio de avançar com o projecto de uma escola municipal de xadrez. Paulo Cunha aceitou o desafio e lembrou a importância de projectos educativos que preparem os alunos para o futuro.
“Nós gostamos de desafios e este é um bom desafio para nós. As escolas podem ver neste exemplo um exemplo a replicar e podem fazê-lo de várias formas. A primeira é através da criação de um clube de xadrez, outra é criar acções, que não sejam de xadrez, mas a pensar na comunidade, na educação da comunidade. Da parte da Câmara Municipal de Famalicão há uma abertura total para apoiar estes projectos”, garantiu.
Inês Silva: “Nesta modalidade há sempre mais para aprender”
Depois de conquistar, recentemente, o título nacional feminino de sub-18, a atleta Inês Silva recebeu o troféu pelas mãos do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. A jovem atleta destacou o que a prende à modalidade e o que beneficia com ela.
“Gosto desta modalidade porque há sempre mais para aprender e porque podemos jogar contra pessoas de outros países e com outra preparação, é um desafio. Acho que o xadrez ajuda muito, na memória e na atenção. Acho que qualquer tipo de actividade extra-curricular é muito importante porque nos ajuda a gerir melhor o tempo”, afirmou a atleta que espera “continuar a fazer bons resultados.”
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário