Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Paulo Rosário e Vanessa Carvalho vencem Meia Maratona de Braga
Espaço Cidadão de Lanheses reforça coesão territorial e social

Paulo Rosário e Vanessa Carvalho vencem Meia Maratona de Braga

Município de Braga realizou I Encontro Regional de Voluntariado

Paulo Rosário e Vanessa Carvalho vencem Meia Maratona de Braga

Desporto

2021-10-18 às 06h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Na 5.ª edição da prova, o SC Braga dominou, com três chamadas ao pódio. Vanessa repetiu o triunfo de 2019, com melhoria de marca individual. Paulo triunfou na estreia e Davide Silva ficou em segundo entre os homens. Para o ano há mais, prometem.

Depois de dois adiamentos em 2020 por causa da pandemia, a 5.ª edição da Meia Maratona de Braga foi mesmo uma realidade, na manhã de ontem, com Paulo Rosário e Vanessa Carvalho, atletas do SC Braga, a destacarem-se nos 21 quilómetros (também se realizou a mini maratona, de seis quilómetros.
“É um percurso bastante exigente, principalmente na primeira parte. Tentei resguardar-me ao máximo, como combinei com o meu treinador, mas sensivelmente aos 13 quilómetros estava a sentir-me muito bem e decidi arriscar. À medida que os quilómetros iam passando sentia-me cada vez melhor. Quando demos a volta vi que já tinha um avanço considerável, resguardei-me em cerca de 1,5 quilómetros, depois parti para um pequeno ataque, o corpo respondeu e senti-me sempre bem”, disse Paulo Rosário, que terminou a prova com um tempo de 1:06:29, à frente de Davide Silva (SC Braga) e Vítor Oliveira (Guilhovai).

Já Vanessa Carvalho disse estar muito feliz. “É sempre bom correr em casa. Consegui superar-me e, depois do que vivemos, penso que é mesmo uma oportunidade para nos superarmos”, enalteceu, sublinhando o regresso e a importância do apoio.
“Foi giro ver as pessoas na rua, a aplaudirem e a torcerem por nós, a chamarem o nosso nome. Foram incansáveis e é bom voltar a sentir esta magia que o desporto ao ar livre nos proporciona”, frisou a atleta, que terminou com um tempo de 1:15:49 (em 2019 tinha feito 1:18:39), à frente de Susana Godinho (Feirense) e Andreia Santos (RD Águeda).

“Braga está outra vez de parabéns”

No total, entre meia e mini maratona contaram-se dois mil inscritos, e o número seria superior se os pedidos efectuados na última semana tivessem sido aceites. De resto, a explicação para que tal não acontecesse foi dada por Jorge Teixeira, da Runporto, responsável pela organização do evento.
“A maior vitória que tivemos foi o S. Pedro, que nos ajudou. A organização está toda de parabéns, sem dúvida. Estou cada vez mais tranquilo com esta gente. Não pudemos ter mais inscritos porque, como as pessoas devem compreender, ainda vive- mos num período de dúvidas, a recomeçar. Apostámos em determinado número e depois não tínhamos tempo para reformular”, explicou, prosseguindo.

“Esta Meia Maratona esteve muito bem, não só a nível competitivo como também de moldura humana. Braga está de parabéns. Fizemos o nosso trabalho que é criar para as pessoas. Olha-se para as caras delas e vê-se que estão satisfeitas e que já tinham saudades destes eventos. Estamos já a preparar a próxima, que é a S. Silvestre Braga”, completou.
Também a vice-presidente da CM Braga, Sameiro Araújo, fez um balanço bastante positivo desta quinta edição da Meia-Maratona de Braga.

“É com enorme satisfação que assistimos a esta retoma. As pessoas estavam com muita vontade de participar em eventos deste género e estamos cá para que, no próximo ano, continuemos a fazer a festa do atletismo que os bracarenses tanto gostam”, disse, apontando baterias a 2022.
“Queremos uma festa maior ainda no próximo ano. Há pessoas que têm ainda alguns receios, o que é perfeitamente compreensível, mas vi que tudo correu muito bem. As pessoas cumpriram”, destacou, em alusão às normas de segurança.
Esta 5.ª edição da Meia-Maratona de Braga significou o regresso das provas de atletismo de estrada à cidade dos Arcebispos.
O evento da manhã de ontem teve partida e chegada na Avenida João Paulo II, tanto para a meia (21 quilómetros) como para a mini-maratona (seis quilómetros).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho