Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Pedro Arezes quer novas ideias e novos actores na Universidade
SC Braga vence Sporting e marca lugar na final

Pedro Arezes quer novas ideias e novos actores na Universidade

Projecto BRT arranca só com uma linha

Pedro Arezes quer novas ideias  e novos actores na Universidade

Ensino

2025-02-20 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Lista ‘Transformar o presente e inspirar o futuro’, candidata ao Conselho Geral da Universidade do Minho, entende que a instituição está “enredada em ineficiências internas”.

Citação

‘Transformar o presente e inspirar o futuro’ é o lema da lista candidata ao Conselho Geral da Univerasidade do Minho liderada por Pedro Arezes, cujo programa aponta para uma “necessária mudança de ciclo e de protagonistas” na instituição “num momento particularmente crítico e sensível para o seu futuro”.
A candidatura encabeçada pelo actual presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho assume que esta, “enredada nas suas ineficiências internas”, precisa de se libertar “dos lastros que a imobilizam” e que “seja aberta a novas ideias e a novos actores”.
A lista de Pedro Arezes, que tem como adversária nas eleições de 19 de Março a candidatura ‘Juntos, Transformamos o Futuro’, liderada pelo ex-vice-reitor Eugénio Campos Ferreira, “compromete-se a colocar as pessoas no centro das decisões, valorizando o trabalho de todos os membros da Academia”, bem como “a promover uma Universidade com um forte foco na investigação e no desenvolvimento científico, priorizando a produção e a disseminação de conhecimento avançado”
O programa da candidatura ‘Transformar o presente e inspirar o futuro’, que enformará uma provável candidatura de Pedro Arezes ao cargo de reitor da Universidade do Minho, defende “uma investigação que responda aos desafios globais, sem esquecer os desafios locais”.
O programa de candidatura compromete-se, por outro lado, “num contexto de acentuada alteração demográfica, a promover um ensino de excelência na Universidade do Minho, que se torne a sua marca distintiva”.
No que diz respeito à actuação no Conselho Geral, a lista de Pedro Arezes compromete-se a preservar a natureza pública da Universidade” e a definir o perfil dos membros externos daquele órgão “com base no conhecimento e na experiência em áreas críticas para o desenvolvimento estratégico da Universidade do Minho que esses membros externos evidenciem, além de se considerarem os respectivos comprometimento e disponibilidade”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho