Correio do Minho

Braga,

- +
“Pela valorização da medicina veterinária”
Serviços de Centro de Reabilitação Motora alargados no CSVH

“Pela valorização da medicina veterinária”

Município de Vila Verde vai lançar hasta pública para venda de oito lotes industriais

“Pela valorização da medicina veterinária”

Braga

2024-03-02 às 12h31

Libânia Pereira Libânia Pereira

Os Órgãos Sociais da Delegação do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários assumem a valorização da profissão e o reforço do espírito da classe como prioridades até 2027.

Citação

Os Órgãos Sociais da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) foram empossados ontem assumindo Paulo Teixeira a presidência do Conselho Regional do Norte, e Felisbina Queiroga a presidência da Mesa da Assembleia Regional. Entre as metas e desafios traçados para o quadriénio 2024-2027 surgiram questões como as elevadas taxas de stress e burnout entre os profissionais da área, uma realidade que a Ordem quer combater.
A cerimónia de tomada de posse teve lugar, ao final da tarde de ontem, na Sala Dourada da Biblioteca Pública de Braga, tendo contado com a presença de diversas individualidades, entre elas o bastonário Pedro Fabrica, a Provedora do Animal, Laurentina Pedroso, o vice-presidente da CCDR-N, Beraldino Pinto, e o vereador Altino Bessa, em representação do Município de Braga.

Paulo Teixeira abraça a presidência do Conselho Regional do Norte da OMV com o intuito de “contribuir para a valorização da medicina veterinária no Norte de Portugal”. O IVA a 23% aplicado aos serviços de medicina veterinária, a “hemorragia de médicos veterinários que abandonam a profissão’, o índice de stress laboral e a elevada taxa de situações limite de suicídios foram apontadas como situações preocupantes.
Entre as medidas a adoptar, Paulo Teixeira destacou a criação de gabinetes de apoio psicológico a nível distrital, a dinamização de iniciativas a nível regional de âmbito formativo, cultural e social, reforçando assim o “espírito da classe”. Foi ainda mencionada a vontade de promover “sessões de esclarecimento de modo a minimizar o choque que os médicos recém-licenciados encontram ao entrar no mercado de trabalho”.

Por sua vez, Felisbina Queiroga lembrou a importância da profissão no desenvolvimento regional. “A colaboração entre a OMV e a CCDR-N pode ampliar o alcance das iniciativas de educação e sensibilização para questões cruciais como as zoonoses, a segurança alimentar, a saúde pública e a conservação ambiental, bem como no desenho e implementação de nova legislação. Estamos empenhados em trabalhar de mão dadas para promover a saúde e bem-estar de todos os seres vivos”, garantiu.

Bastonário quer o fim do IVA nos serviços médico-veterinários

O novo bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Pedro Fabrica, afirma que o fim do IVA aplicado aos serviços médico-veterinários, assim como a luta por melhores condições de trabalho em prol da saúde mental e combate ao burnout são as prioridades do mandato que assume até 2027.
Pedro Fabrica esteve, ontem, em Braga na cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais da Delegação Regional do Norte da OMV, tendo no decorrer da sessão defendido o fim ou, pelo menos, a redução do IVA nos serviços veterinários. “Somos a única profissão da área da saúde cujos serviços são taxados com IVA”, criticou.

O flagelo do abandono animal foi também referido pelo bastonário, que advoga uma aposta na educação, na fiscalização e na isenção do IVA como medidas para combater esta realidade.
A fixação de profissionais através da melhoria das condições de trabalho e da valorização profissional esteve também em destaque, sendo apontada como prioritária para combater o elevado índice de stress laboral. “Compromisso com a valorização da carreira, confiança num futuro melhor, e união da classe veterinária”, foram as palavras-chave de Pedro Fabrica.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho