Central Rafael Alcobia junta-se ao Vitória SC B
2025-06-18 às 06h00
Cortejo S.João da Pequenada trouxe cor e alegria ao primeiro dia do programa das Festas de São João. Associação de Festas estima que se bateu o recorde de participantes no evento.
Perto de mil crianças participaram, ontem de manhã, no cortejo ‘São?João da Pequenada’, um momento de alegria e de cor que marcou o início do programa de oito dias das festas da cidade de Braga. Segundo a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), este ano foi batido o recorde de pequenos participantes no desfile entre a Praça da República e a Praça Municipal, o qual visa incentivar o espírito sanjoanino junto das novas gerações, promovendo o convívio entre alunos dos jardins de infância e escolas do 1.ºciclo do ensino básico do concelho de Braga.
Firmino Marques, o presidente da AFSJB, relevou o ‘São João da Pequenada’ como evento que pretende “transmitir os valores” sanjoaninos aos mais novos, a par de outras iniciativas como o ensino de instrumentos musicais tradicionais ou edição de livros infantis, dando como exemplo o que ontem foi apresentado na Livraria 100.ª Página’.
O presidente da AFSJB?considera importante para a preservação do espírito das festas da cidade de Braga o conhecimento da sua história, potenciando-se assim “a fixação das nossas tradições”.
A participação no desfile ‘São João da Pequenada’ implica, em cada jardim de infância ou escola do 1.º ciclo, um trabalho pedagógico de transmissão de conhecimento sobre as festas da cidade e de elaboração de trajes e adereços alusivos às sanjoaninas.
Na Escola do 1.º Ciclo de S. Lázaro, esse trabalho contou com grande envolvimento de pais e encarregados de educação.
Ao Correio do Minho, a professora Ana Antunes reconheceu que a preparação do ‘São?João da Pequenada’ “não deu grande trabalho” aos docentes, dado que os pais responsabilizaram-se pela feitura dos arcos de romaria e dos trajes dos alunos.
“Os nossos alunos conhecem bem as Festas de São João, as quais lhes dizem muito. Eles envolvem-se muito”, declarou a docente.
A acompanhar um grupo de meia centena de alunos do ensino pré-escolar da Associação ‘A Bogalha’, a directora pedagógica, Isabel Pereira, adiantou ao nosso jornal que a participação no desfile sanjoanino infantil implica “trabalhar as tradições” com as crianças, seja através da decoração de manjericos ou da confecção de trajes, actividades que os ocuparam nos últimos dias.
Da Associação da Creche de Braga vieram mais de cem alunos participar no ‘São João da Pequenada’.
Sandra Tavares, directora pedagógica nesta instituição, considera importante explicar às crianças o porquê de celebrar o São João.
“As crianças ficam encantadas e adoram participar no desfile”, declarou Sandra Tavares, reconhecendo que a adesão a este tipo de eventos deve ser incentivada, mas criando-se condições para a mesma seja uma experiência vivida “com alegria”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário