Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Pequenos Actores do Lima animam a noite com a ‘Serrada da Velha’
Theatro Circo em Braga acolhe estreia de peça sobre vida de atrizes portuguesas

Pequenos Actores do Lima animam a noite com a ‘Serrada da Velha’

Protecção Civil trabalhou “sempre no pior cenário”

Pequenos Actores do Lima animam a noite com a ‘Serrada da Velha’

Alto Minho

2025-03-27 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Crianças e jovens irromperam ontem, em Ponte de Lima, e quebraram o silêncio da noite para cumprir mais uma vez a ‘Serrada da Velha’.

Citação

Cerca de vinte crianças e jovens, com idades dos 6 aos 18 anos, do grupo Pequenos Actores do Lima, voltaram ontem a cumprir a tradição da Serrada da Velha em Ponte de Lima.
O?silêncio da noite deu lugar à agitação às 21 horas, quando, acompanhados pelo Grupo de Bombos de S. Marçal – Grupo dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima chegaram em cortejo ao Largo de S. João.
“Roubou-me o que era meu! Roubou o meu marido!”, grita uma das ‘velhas’, de penico na mão.
Dezenas de pessoas que ali se juntaram riam-se e faziam fotos aos jovens actores.
Os jovens actores saíram pela Ponte Medieval, a entoar a canção tradicional ‘Olha o balão, olha o balãozinho, olha a velha enfiada no pauzinho’, até ao Largo da Alegria, em Arcozelo.
Regressaram novamente pela Ponte Medieval, para o centro da vila, passando pelo Passeio 25 de Abril, subiram a Lapa, desceram a rua do Pinheiro, Rua do Souto, Rua da Abadia e Largo de Camões – onde fizeram a queimada das bonecas.
Francisco, Rúben e Heitor, três dos mais novos, incarnaram o papel de velhas, explicou em declarações ao Correio do Minho Luísa Jorge, a encenadora dos Pequenos Actores do Lima.
Os restantes desempenharam o papel de crianças, que, ao longo do percurdo, iam provocando as ‘velhas’ e estas iam reagindo, mantendo uma interacção com expressões de sátira social, mas sem qualquer alusão a nenhuma individualidade ou situação concreta da actualidade.
Ainda segundo Luísa Jorge, que estima ser este o sexto ano dos Pequenos Actores do Lima a dar vida a esta tradição, os mais novos “interessaram-se desde o início” em participar.
“Interessaram-se por poderem representar o papel de crianças, mas também o de velhas”, frisou ainda, acrescentando que para esta edição tiverem “cerca de duas semanas e meia de ensaios”.
Luísa Jorge lembra que, antes, a companhia esteve envolvida num espectáculo de celebração dos 900 anos de elevação a vila, que se assinalou a 4 de Março e só desde então, terminado um projecto, começou este.
Por outro lado, ainda segundo aquela responsável, estes jovens têm nasua maioria aulas logo de manhã, pelo que se mantém o cuidado de ter pelas 22 horas o cortejo concluído.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho