Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Pitadas campestres sentidas em Prado e Parada de Gatim
Braga será sempre Capital de Cultura

Pitadas campestres sentidas em Prado e Parada de Gatim

Há vida para além de Ronaldo

Pitadas campestres sentidas em Prado e Parada de Gatim

Cávado

2022-10-03 às 11h21

Redacção Redacção

Citação

As comunidades da Vila de Prado e de Parada de Gatim marcaram a programação deste fim-de-semana Na Rota das Colheitas, no concelho de Vila Verde.
A recriação de tradições e a partilha de saberes e sabores do mundo rural desafiaram ao convívio e animação populares, com forte envolvimento das instituições e das populações locais.
Na igreja paroquial de Prado, as ornamentações dos altares com produtos agrícolas contextualizavam a celebração da missa dominical e todo o programa extremamente diversificado de uma Festa das Colheitas que durante três dias abriu também espaço à promoção da gastronomia local.

A Confraria Gastronómica Das Provas Da Feira Dos Vinte deu a conhecer as suas Papas de sarrabulho, depois da recriação da tradicional matança do porco.
O menu gastronómico do evento incluiu ainda o arroz de feijão com pataniscas, além dos rojões e do porco no espeto.
Uma desfolhada de milho e um magusto foram outras das atracções do programa organizado pela Paróquia de Prado e que mobilizou diferentes movimentos associativos para as atividades, como o Cortejo Etnográfico, o Desfile da Pequenada e o Leilão das Colheitas.

Em Prada de Gatim, a animação foi intensa ao longo do fim-de-semana, com a música folclore e as concertinas a animarem o contexto da Festa das Colheitas organizada pela Junta de Freguesia. Uma ceifa tradicional de milho e a desfolhada, com homens e mulheres em trajes camponeses, foram momentos especiais do evento, marcado também pela gastronomia, com destaque para as sopas de lavrador e o pica-no-chão.
A programação Na Rota das Colheitas prossegue até final de Novembro em diferentes freguesias do concelho de Vila Verde. Na próxima quarta-feira, feriado de 5 de Outubro, arranca a Festa das Colheitas – XXX Feira Mostra dos Produtos Locais, que assentará arraiais na sede de concelho, até ao próximo domingo, dia 9.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho