Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Plano Municipal de Saúde obriga a novos serviços e infra-estruturas
“Estes são jogos mais especiais e toda a gente está focada”

Plano Municipal de Saúde obriga a novos serviços e infra-estruturas

Guerreiras do Minho voltam a escorregar na corrida pelo título

Plano Municipal de Saúde obriga a novos serviços e infra-estruturas

Braga

2021-04-08 às 11h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Abertura oficial do Gabinete Municipal de Braga ficou ontem marcada pela apresentação do Plano Municipal de Saúde. Presidente da autarquia assumiu que plano apresenta “trabalho valioso”.

saúde
| Patrícia Sousa |

A abertura oficial do Gabinete Municipal de Saúde de Braga serviu ontem de mote para a apresentação pública do Plano Municipal de Saúde. “Este plano acaba por ser um trabalho muito valioso, porque agrega várias dimensões, mostrando o que temos e identificando as lacunas”, evidenciou o presidente da Câmara Municipal de Braga. Ricardo Rio assumiu que este plano “obriga à criação de novos serviços e novas infra-estruturas”, apelando aos parceiros que continuem a fazer “um trabalho notável”.
Para o presidente da autarquia, que visitou as instalações do novo Gabinete Municipal de Saúde, “não fazia sentido” estar apenas a congratular-se com o que existe de positivo no território sem identificar o que tem que ser melhorado. “Temos que ter consciência que essa melhoria obriga à criação de novos serviços, alguns vão funcionar neste gabinete, e investimentos em infra-estruturas e equipamentos, como é o caso dos desfibrilhadores que pretendemos instalar”, sublinhou o presidente, referindo que este documento vai “guiar para o caminho próximo” que o município e os parceiros desta área querem percorrer, “capacitando as respostas na área da saúde e respondendo a cada uma das necessidades da população”.
Quando Braga pertence à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e ao projecto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende-se “ser exemplo em todos os domínios naquilo que é o contribu- to do bem-estar da população”.
Como sublinhou ainda Ricardo Rio, torna-se evidente o papel de “enorme” importância que a actuação municipal tem na promoção e protecção da saúde e bem-estar dos cidadãos. “As cidades e os seus decisores estão numa posição única para proporcionar a adequada liderança para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Ao longo do tempo os municípios, em articulação com os parceiros locais, foram assumindo cada vez mais protagonismo nesta área”, defendeu Ricardo Rio, referindo ainda que as novas instalações do Gabinete Municipal de Saúde permitem aos profissionais e às pessoas que procuram o espaço usufruir de “excelentes condições”.
O Gabinete Municipal de Saúde, situado no Shopping Santa Tecla (Rua Professor Machado Vilela nº 120 - 1º Piso), agrega todos os projectos que o Município de Braga desenvolve na área da saúde e bem-estar.
Actualmente está em funcionamento no local o Centro de Apoio à Saúde Oral do ‘Braga a Sorrir’ e o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB). Entretanto, a vereadora responsável pelo pelouro, Sameiro Araújo, adiantou que em Maio vão abrir os gabinetes de apoio à nutrição, psicologia e prescrição de exercício físico.
Está também em estudo, avançou ainda Sameiro Araújo, a possibilidade de desenvolver campanhas de sensibilização, juntamente com o Projecto Homem, direccionadas para a dependência de ecrãs, “um tema que tem vindo a causar crescente preocupação nas autoridades de saúde”.
O Plano Municipal de Saúde, elaborado para o período compreendido entre 2021 e 2026, é um “documento essencial” para a definição a longo prazo das políticas municipais nesta área.
Pretende contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença da população bracarense, através da articulação com diversos agentes, orientando a sua actuação para o alcance de uma cidade mais saudável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho