Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Plataforma ‘Viana Market’ projecta comércio tradicional no mundo tecnológico
Agrupamento de Celeirós galardoado com selo de ‘Escola Sem Bullying’

Plataforma ‘Viana Market’ projecta comércio tradicional no mundo tecnológico

Casa de Manuel de Boaventura será museu

Plataforma ‘Viana Market’ projecta  comércio tradicional no mundo tecnológico

Alto Minho

2020-09-24 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Promover a internacionalização do comércio local é a grande aposta da plataforma, que ontem foi apresentada publicamente pela Associação Empresarial de Viana do Castelo. Câmara apoia a adesão de todos os comerciantes do concelho.

Capacitar os comerciantes para uso de tecnologias digitais na promoção e venda de produtos e serviços, é o principal objectivo da plataforma ‘Viana Market’ que ontem foi apresentada no auditório do Castelo de Santiago da Barra. A plataforma conta já com a adesão de 35 lojas (com mais 75 na fase de pré-adesão), distribuídas por 9 categorias de negócio. Estão já disponíveis para venda ‘on line’ mais de 400 produtos.
A plataforma foi criada por um consórcio de empresas e é da responsabilidade da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC). “A plataforma coloca as empresas de Viana do Castelo no mapa digital. É uma segunda linha de encremento de vendas, e de uma forma facilitada e sem custos”, explicou Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa destacou que “Viana do Castelo sempre esteve muito ligada ao mundo” e que “o comércio digital é muito importante para a sustentabilidade das empresas”.
De tal forma que a autarquia manifestou disponibilidade para, no prazo de seis meses, ajudar a criar uma estrutura de rectaguarda de apoio ao projecto. “Hoje, o comércio digital é fundamental e, por isso, o que nós queremos é criar uma plataforma robusta para que a nossa actividade comercial tenha notoriedade, para que possa vender mais e garantir empregos. Durante os próximos seis meses vamos garantir um financiamento a custo zero para os empresários, para que não haja nenhuma despesa adicional para os empresários, para construírmos uma boa plataforma”, declarou o autarca vianense.

José Maria Costa realçou ainda a importância da plataforma no apoio à internacionalização das empresas. “Esta plataforma é também uma forma de internacionalizarmos a nossa economia. Já temos cerca de 40 por cento da actividade empresarial nas exportações e era preciso que o comércio acompanhasse este perfil das exportações. Com esta plataforma digital ‘Viana Market’ vamos aumentar as exportações do nosso comércio”, declarou José Maria Costa.

O vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, realçou que a plataforma ‘Viana Market’ “tem tudo para ser um sucesso e é uma ferramenta para potenciar a diversidade do comércio local”.
A plataforma está acessível em www.vianamarket.pt e foi desenvolvida no âmbito do projecto ‘Comércio Digital de Viana do Castelo’, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, AEVC e ACEPI - Associação da Economia Digital.
Além do espaço destinado à promoção do produtos de cada loja, a plataforma permite, ainda, fazer a gestão de ‘stock’, optar por duas formas de pagamento (digital e na loja) e proceder à entrega de encomendas através de uma empresa de distribui-ção.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho