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Alto Minho

2020-09-24 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Promover a internacionalização do comércio local é a grande aposta da plataforma, que ontem foi apresentada publicamente pela Associação Empresarial de Viana do Castelo. Câmara apoia a adesão de todos os comerciantes do concelho.

Capacitar os comerciantes para uso de tecnologias digitais na promoção e venda de produtos e serviços, é o principal objectivo da plataforma ‘Viana Market’ que ontem foi apresentada no auditório do Castelo de Santiago da Barra. A plataforma conta já com a adesão de 35 lojas (com mais 75 na fase de pré-adesão), distribuídas por 9 categorias de negócio. Estão já disponíveis para venda ‘on line’ mais de 400 produtos.
A plataforma foi criada por um consórcio de empresas e é da responsabilidade da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC). “A plataforma coloca as empresas de Viana do Castelo no mapa digital. É uma segunda linha de encremento de vendas, e de uma forma facilitada e sem custos”, explicou Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa destacou que “Viana do Castelo sempre esteve muito ligada ao mundo” e que “o comércio digital é muito importante para a sustentabilidade das empresas”.
De tal forma que a autarquia manifestou disponibilidade para, no prazo de seis meses, ajudar a criar uma estrutura de rectaguarda de apoio ao projecto. “Hoje, o comércio digital é fundamental e, por isso, o que nós queremos é criar uma plataforma robusta para que a nossa actividade comercial tenha notoriedade, para que possa vender mais e garantir empregos. Durante os próximos seis meses vamos garantir um financiamento a custo zero para os empresários, para que não haja nenhuma despesa adicional para os empresários, para construírmos uma boa plataforma”, declarou o autarca vianense.

José Maria Costa realçou ainda a importância da plataforma no apoio à internacionalização das empresas. “Esta plataforma é também uma forma de internacionalizarmos a nossa economia. Já temos cerca de 40 por cento da actividade empresarial nas exportações e era preciso que o comércio acompanhasse este perfil das exportações. Com esta plataforma digital ‘Viana Market’ vamos aumentar as exportações do nosso comércio”, declarou José Maria Costa.

O vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, realçou que a plataforma ‘Viana Market’ “tem tudo para ser um sucesso e é uma ferramenta para potenciar a diversidade do comércio local”.
A plataforma está acessível em www.vianamarket.pt e foi desenvolvida no âmbito do projecto ‘Comércio Digital de Viana do Castelo’, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, AEVC e ACEPI - Associação da Economia Digital.
Além do espaço destinado à promoção do produtos de cada loja, a plataforma permite, ainda, fazer a gestão de ‘stock’, optar por duas formas de pagamento (digital e na loja) e proceder à entrega de encomendas através de uma empresa de distribui-ção.

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