Mais de seis dezenas de jovens atletas aderiram ao II Aquatlo
2024-08-08 às 06h00
Crianças vestiram ontem a farda da Polícia Municipal de Braga, fiscalizando comportamentos abusivos na utilização do espaço público da cidade.
O Município de Braga promoveu ontem a acção de sensibilização ‘Polícia Júnior’, na qual crianças foram convidadas a “fiscalizar” e identificar comportamentos indevidos ao nível da utilização do espaço público, acompanhadas de elementos da Polícia Municipal.
As multas simbólicas colocadas em automóveis procuraram sensibilizar os condutores para o perigo que alguns comportamentos representam, em particular para as crianças e para as pessoas com mobilidade reduzida.
Como referiu Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, o envolvimento activo das crianças, enfatizando a importância da inclusão, para além da sensibilização para a necessidade da alteração de comportamentos, é essencial para consciencializar a comunidade para a partilha responsável do espaço público.
“Temos desenvolvido, em conjunto com os mais jovens, diversas acções neste âmbito. As crianças divulgam informação pertinente sobre segurança rodoviária e pedonal, sobre os benefícios de andar a pé e ainda incentivam a população a reconsiderar as suas escolhas diárias”, disse.
Esta acção de sensibilização esteve integrada no projecto ‘Pedibus Braga’, tendo o Município adquirido um conjunto de uniformes para as crianças do 1.º ciclo do ensino básico idênticos aos usados pela Polícia Municipal. A iniciativa de ontem complementa as diversas actividades de capacitação e campanhas de sensibilização orientadas para a promoção da importância dos modos alternativos e mais sustentáveis de deslocação.
O ‘PediBus Braga’, que contou com o financiamento do Fundo para o Serviço Público de Transportes, é um dos projectos que tem como objectivo a promoção da utilização de meios de transporte mais sustentáveis nas deslocações casa-escola, à semelhança do ‘Schoolbus’ e do ‘CicloExpresso’.
Está alinhado com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11, relativo a ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’, designadamente com a meta 11.2, a qual visa proporcionar acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preços acessíveis para todos, melhorando assim a mobilidade urbana.
08 Setembro 2024
08 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário