Correio do Minho

Braga,

- +
Politécnico de Viana do Castelo recebe Prémio Desporto + Acessível
Assembleia Municipal aprova relatório e contas da Câmara

Politécnico de Viana do Castelo recebe Prémio Desporto + Acessível

Bom Jesus: visita à Torre Sineira e Coro Alto foi um sucesso

Politécnico de Viana do Castelo recebe Prémio Desporto + Acessível

Alto Minho

2023-11-08 às 23h30

Redacção Redacção

O prémio foi atribuído à Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”, projecto desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo. O projecto permite que os estudantes do curso de Licenciatura em Desporto e Lazer tenham contacto com equipamentos e práticas, que facilitam o acesso de pessoas com deficiência intelectual e/ou física a actividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.

Citação

A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo foi distinguida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e o IPDJ, na segunda edição do Prémio Desporto + Acessível, que distingue projectos que promovem o desenvolvimento do desporto e da actividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.

Na área da inclusão e sensibilização, a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC recebeu uma menção honrosa com “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”, projecto desenvolvido em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).

O projecto envolve os estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Desporto e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Actividades Físicas de Natureza e Fitness. “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” permite que os estudantes tenham acesso a programas de formação e capacitação, procurando especializá-los nas áreas do SUP adaptado e inclusivo – Stand Up Paddle Para Todos, permitindo que pessoas com deficiência física e/ou intelectual possam, com recurso a equipamentos específicos, tem um acesso mais facilitado a actividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.

“Os nossos estudantes puderam ter acesso a equipamentos de que não dispomos no IPVC, mas também a práticas e experiências com os utentes da APPACDM com deficiência intelectual e/ou física. Ao mesmo tempo, receberam formação dos técnicos da APPACDM, que sabem usar devidamente esses equipamentos”, descreve o coordenador da Licenciatura em Desporto e Lazer, Bruno Silva.

A juntar ao conhecimento académico e teórico, tido em ambiente de sala de aula, “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” permite aos estudantes adquirirem também conhecimentos práticos não só dos equipamentos, da forma como são usados, mas também das vantagens e das dificuldades na sua utilização.

Este projecto, reconhece Bruno Silva, possibilita uma melhor preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, dando-lhes ferramentas concretas para, por exemplo, trabalharem na área do turismo activo para pessoas com deficiência. “Demonstrámos ao IPDJ e ao Instituto Nacional para a Reabilitação que, com as parcerias certas e desenvolvidas a nível local, conseguimos práticas e ensinamentos muito mais abrangentes”, remata Bruno Silva.

“Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” insere-se no projecto Escola Inclusiva do IPVC. A cerimónia de atribuição da menção honrosa contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho