Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Politécnico de Viana do Castelo reforça relações com escolas secundárias e profissionais
Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Politécnico de Viana do Castelo reforça relações com escolas secundárias e profissionais

Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Politécnico de Viana do Castelo reforça relações com escolas secundárias e profissionais

Ensino

2021-11-25 às 23h23

Redacção Redacção

Projeto “Juntos neste percurso – rede partilhada de educação” reuniu no IPVC escolas de vários distritos

Citação

Com o objetivo de continuar a fortalecer as relações entre o ensino superior e os ensinos básico, secundário e profissional, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) recebeu representantes de escolas secundárias e profissionais de vários distritos. A iniciativa “Juntos neste percurso” deu a conhecer a instituição, a oferta formativa e os projetos formativos de cooperação e investigação que estão a ser desenvolvidos.

Esta sessão, que reuniu professores, psicólogos e diretores escolares, pretendeu dar continuidade ao trabalho de parceria com os vários intervenientes no processo de formação e de educação dos estudantes.
Iniciado em 2019, “Juntos neste Percurso” foi interrompido devido à pandemia, sendo retomado este ano. “O Politécnico de Viana do Castelo está completamente disponível para fomentar uma rede partilhada de educação, estreitando as ligações entre a nossa instituição, as instituições de ensino secundário e as de ensino técnico-profissional”, assegurou o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
O abandono escolar é uma das preocupações do Politécnico de Viana do Castelo, já que Portugal mantém uma diferença acentuada entre o número de estudantes inscritos no ensino secundário/técnico-profissional e aqueles que acabam por ingressar num curso superior. “Mais de metade dos jovens de 20 anos não está a estudar e consideramos que devemos, em conjunto, criar sinergias para alterar este paradigma”, defendeu, de seguida, a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, esperando que este momento seja “o ponto de partida para futuros consórcios e atividades que fomentem uma relação sistemática entre as escolas secundárias, as escolas técnico-profissionais e o ensino superior desta região”.

“IPVC na tua escola” e “A escola vem ao IPVC”

Para estreitar ainda mais as relações com as escolas da região, o Politécnico de Viana do Castelo tem duas modalidades de interação direta com as escolas, disponibilizando no seu site um formulário através do qual as escolas podem agendar visitas ao IPVC ou visitas do IPVC às escolas.
“O IPVC NA TUA ESCOLA” consiste num workshop que dá a conhecer a instituição e as suas seis Escolas Superiores, a oferta formativa e os apoios sociais, esclarecendo ainda questões relacionadas com o acesso ao ensino superior. Trata-se de um workshop de interação com muitos desafios à mistura.
Entretanto, a iniciativa "A ESCOLA VEM AO IPVC" traduz-se num conjunto de ações que decorrem nas instalações das Escolas Superiores do IPVC. Além da oferta apresentada, existe ainda a possibilidade de organizar outras iniciativas, como visitas ou atividades específicas de acordo com as necessidades de cada grupo/turma, contemplando a visita aos laboratórios/ateliês.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho