Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Ponte da Barca: Dia da Europa na Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes
Fafe: Gala dos Portugueses de Valor conta com cinco fafenses entre os nomeados

Ponte da Barca: Dia da Europa na Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes

Quatro pessoas detidas por tráfico de droga

Ponte da Barca: Dia da Europa na Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes

As Nossas Escolas

2011-05-10 às 19h50

Redacção Redacção

A Europa está a viver um problema muito sério em termos demográficos, com um impacto muito preocupante no que diz respeito, por exemplo, ao envelhecimento, à sustentabilidade da Segurança Social e à expansão do Islamismo.

Citação

A Europa está a viver um problema muito sério em termos demográficos, com um impacto muito preocupante no que diz respeito, por exemplo, ao envelhecimento, à sustentabilidade da Segurança Social e à expansão do Islamismo.

O alerta foi deixado pelo Doutor José Paulo Abreu, no decorrer de uma conversa que manteve com alunos do Secundário, na Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, e que contou ainda com a presença de professores, do Presidente da Câmara Municipal e do Vereador da Cultura.

Falando sobre os “Contributos do Cristianismo na Formação da Europa”, um colóquio integrado no programa mais vasto que constitui a “Semana da Europa”, o docente da Universidade Católica Portuguesa sublinhou que a questão demográfica terá como consequência, no horizonte temporal de uma ou duas gerações, um avanço muito significativo do Islamismo no Velho Continente.

A propósito, referiu os casos da França, da Alemanha e da Inglaterra, países onde a população islâmica local cresce a um ritmo quatro vezes superior ao da população de origem autóctone.
Na sua perspectiva, esta situação resulta de uma perda progressiva de alguns dos valores de referência do Cristianismo na sociedade ocidental, que foram substituídos pelo consumismo, pelo individualismo e pelo hedonismo, com um claro empobrecimento da qualidade de vida das pessoas.

Depois de historiar o percurso da Europa, desde o período do Império Romano politeísta até à progressiva implantação do Cristianismo como religião oficial (união trono/altar com o imperador Constantino, no séc. IV), José Paulo Abreu referiu a forma como o Cristianismo lidou com a invasão dos chamados povos bárbaros e dos muçulmanos.

A partir da Reconquista Cristã, as cidades na Europa começam a ser erguidas à volta de uma catedral ou de um mosteiro e o Cristianismo espalhou-se pela nossa paisagem e fez um trabalho notável no combate à violência própria do homem medieval, na dignificação da união entre o homem e a mulher (amor) - até aí a mulher não tinha estatuto e sobre ela o homem tinha o direito de propriedade -, na promoção do ensino, no serviço social e na organização do trabalho, com os grémios e as confrarias.

Uma mudança de paradigma aconteceria, entretanto, com a Revolução Francesa e a proclamação da liberdade religiosa e do princípio da separação Igreja/Estado.
O impacto do Cristianismo na sociedade diminuiu um pouco, mas esta mudança resultou num salto qualitativo, pois - segundo afirmou - o fenómeno religioso passou da esfera da coacção ou imposição para o domínio da convicção e da crença pessoal.


Colóquio “A Europa nos alvores do séc. XXI”

A “Semana da Europa” é uma iniciativa conjunta do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos que pretende contribuir para a afirmação da cidadania europeia.
Na tarde de segunda-feira, no campo de jogos, os alunos procederam à largada de centenas de balões, ao mesmo tempo que entoavam os hinos da União Europeia e de Portugal.

Ao longo da semana, está patente ao público, no átrio do bloco C, a exposição “Nós pela Europa” e, na próxima sexta-feira, às 10.30 horas, realiza-se mais um colóquio, desta feita subordinado ao tema “A Europa nos alvores do séc. XXI”, com o eurodeputado José Manuel Fernandes.

*** Texto elaborado pela Escola, Luís Arezes ***

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho