Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Ponte de Lima avança com projecto ‘Vila Equestre’ de 1,5 milhões
Central Rafael Alcobia junta-se ao Vitória SC B

Ponte de Lima avança com projecto ‘Vila Equestre’ de 1,5 milhões

MP acusa nove arguidos de rede criminosa que assaltava ourivesarias no Alto Minho

Ponte de Lima avança com projecto ‘Vila Equestre’ de 1,5 milhões

Alto Minho

2025-07-04 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Instalações permanentes para eventos do cavalo são objectivo de um projecto com investimento inicial de 1,5 milhões de euros da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Citação

A Câmara de Ponte de Lima vai reforçar investimento na fileira do cavalo com um projecto ‘Vila Equestre’, estimado numa primeira fase em 1,5 milhões de euros, para os quais conta com comparticipação comunitária de cerca de meio milhão, confirmou ontem o presidente da autarquia, Vasco Ferraz, em de-clarações aos jornalistas na inauguração da XVII Feira do Cavalo.
“A nossa ideia é irmos fazen-do o investimento ao longo do tempo. Esse milhão e meio de euros tem garantia de financiamento dos fundos comunitários na ordem dos 500 mil e a Câ-mara está disponível para o resto”, frisou, acrescentado que “vamos conseguindo parceiros e acredito que possa vir a ser uma realidade no prazo de um a dois anos”.
A ideia, prosseguiu ainda, é conferir maior qualidade ao espaço para que “possamos ter cada vez mais cavaleiros com qualidade, criadores com qualidade a virem e a ajudar a dignificar os eventos e também o nome de Ponte Lima”.
Com a Vila Equestre, a principal melhoria tem a ver com as instalações para certames como a Feira do Cavalo, que funciona com equipamentos móveis, que são alugados pela organização, o que se pretende substituir por instalações permanentes e mais qualificadas.
“Aquilo que nós vamos fazer é dotar o espaço de melhores condições para as equipas. O que nós vamos ter é espaços para os cavalos já de uma forma mais definitiva”, realçou, admitindo que na situação actual “é tudo muito improvisado; as construções são alugadas, montam-se e desmontam-se; não têm a mesma qualidade que criadores e cavaleiros queriam; nós queremos uma coisa mais definitiva, com mais qualidade”.
Vão ser ainda acrescentados equipamentos de apoio, vincou, apontando “o espaço para os veterinários, o espaço para o ferrador, o espaço para o palheiro, um espaço colectivo para as equipas poderem estar, um pequeno auditório para acções de formação e de capacitação, tudo para ajudar ao crescimento e à qualidade dos eventos”.
Referindo-se à Feira do Cavalo ontem inaugurada, Vasco Ferraz destacou ser a 17.ª edição de um evento “que todos os anos vem crescendo em relação àquilo que são os seus participantes”.
“É verdadeiramente uma afirmação muito grande daquilo que também é a nossa proposta de Ponte Lima - destino equestre internacional”, acentuou.
“Nós temos vindo a aumentar ao longo dos anos também em termos de aposta política como um elemento ou evento diferenciador daquilo que é o nosso território. Este ano juntámos connosco também os nossos parcei- ros da recém-criada Associação Nacional dos Municípios com Cavalo, que nos acompanham aqui em grande número”, salientou ainda.
Por sua vez, o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, declarou que esta Feira do Cavalo “é uma referência nacional no mundo equestre”.
“É um dos pontos onde todos os criadores, os bons criadores portugueses desta magnífica raça lusitana estão presentes e, portanto; faz parte do calendário nacional, do calendário internacional”, destacou.
“É uma montra magnífica, que tem um espaço muito aprazível e este ano, em ano de 900 anos do município de Ponte de Lima, é um evento extraordinário”, adiantou o governante.
João Moura aludiu ainda ao cavalo lusitano: “é um símbolo nacional, faz parte da nossa história, conta parte da nossa história de Portugal”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho