SC Braga: João Moutinho está de regresso aos trabalhos
2024-09-08 às 06h00
Feiras Novas ostentam, este ano, a classificação de património cultural imaterial. O presidente da Câmara de Ponte de Lima diz que distinção resulta do esforço de manutenção das tradições.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, mostrou-se ontem satisfeito pelas Feiras Novas terem sido classificadas como património cultural imaterial.
Vasco Ferraz encarou a distinção como o reconhecimento do trabalho feito pela manutenção das tradições. “Nós conseguimos manter as tradições , nomeadamente o mais ancestral na festa. A festa está sempre em transformação e com muita vivência. Conseguimos sentir que o que é mais tradicional se manteve da mesma forma, mas ligeiramente melhorado”, indicou Vasco Ferraz.
O cortejo etnográfico cumpriu, este ano, seis décadas de existência e serviu para reviver as tradições. “Termos as freguesias e a população empenhadas em fazer esta demostraçao, é uma coisa diferenciadora e faz com que as pessoas se amarrem ao território”, frisou o autarca limiano.
O desfile teve, este ano, como convidados de honra o canoísta limiano Fernando Pimenta e o treinador Hélio Lucas. “Quisemos homenagear aqueles que são os nossos maiores embaixadores. Era uma homenagem mais do que justa que tinha que ser feita”, justificou o autarca Vasco Ferraz.
O canoísta Fernando Pimenta, referiu que “é bom sentir o espírito das Feiras Novas. Sendo convidado de honra em casa, sabe muito bem e é sempre muito gratificante”.
O canoísta considerou que as Feiras Novas são um local de encontro dos vários símbolos limianos “e conseguir conciliar a cultura com o desporto é bastante importante e é sempre uma mais-valia”.
Fernando Pimenta recordou que quando era miúdo “procurava sempre um buraquinho para ter sempre a melhor perspectiva dos cortejos das Feiras Novas. Este é sempre um momento muito especial. É um prazer ver esta cultura toda”.
Entre os convidados esteve também a ministra da Saúde. Ana Paula Martins destacou que Ponte de Lima é um dos melhores exemplos do país, a nível da saúde. “Estar aqui nestas festas é perceber como as pessoas olham para matérias não só relacionadas com a saúde, mas também com o território e a coesão social. Toda a energia que aqui se sente é única. Senti o pulsar da festa e estar aqui dá-nos força para olhar para o país”, salientou Ana Paula Martins
11 Outubro 2024
11 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário