Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Ponte de Lima "controla" de espécies exóticas invasoras no rio
Programação do TGV com sabor natalício em Barcelos

Ponte de Lima "controla" de espécies exóticas invasoras no rio

Calçada de Cones ‘fechada’ por razões de segurança

Ponte de Lima ´controla´ de espécies exóticas invasoras no rio

Alto Minho

2019-10-15 às 16h25

Redacção Redacção

Câmara de Ponte de Lima garantiu aprovação de candidatura com financiamento de 450.000,00 € de Fundo de Coesão para protecção da biodiversidade e dos ecossistemas no rio Lima.

Considerando as fortes pressões que, crescentemente, são exercidas pelas espécies exóticas invasoras no estado de conservação das espécies autóctones, habitats e na biodiversidade em geral, o Município de Ponte de Lima, tendo como objetivo geral a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, apresentou em agosto passado a candidatura “Prevenção, Controlo e Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras: Ponte de Lima”, ao POSEUR (PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS) com o objetivo geral da restauração ecológica dos espaços alvo da intervenção proposta e da criação de condições para a instalação/recuperação das comunidades autóctones.

A candidatura foi aprovada com um financiamento de 450.000,00 € (Fundo de Coesão), viabilizando desta forma a implementação de um conjunto de importantes ações que conferem, por um lado, continuidade, consolidando os trabalhos desenvolvidos no Sitio de Importância Comunitária - SIC Rio Lima, às ações de controlo e de erradicação de espécies exóticas invasoras terrestres (Acacia spp.), projetos VERBA (NORTE 2020) e BIOLANDSCAPE (NORTE), bem como das ações em curso no âmbito do projeto “POSEUR - minimização dos efeitos das cheias na Região Norte: Ponte de Lima (POSEUR-02-1810-FC-000388), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, e por outro lado ampliar a área de atuação dos trabalhos anteriormente referidos à totalidade da extensão do SIC Rio Lima, inserida nos limites administrativos do concelho de Ponte de Lima.
Destaca-se, no contexto desta nova candidatura, a possibilidade de realizar importantes ações de controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, nomeadamente Myriophyllum aquaticum e Egeria densa, no rio Lima.

As acções irão ainda permitir avaliar a eficácia dos métodos aplicados e do impacte real ou potencial sobre espécies e habitats, bem como definir as condições para a realização de ações de controlo de continuidade e criar/adotar soluções inovadoras de monitorização de espécies exóticas invasoras com vista à prevenção e deteção precoce de focos de dispersão destas espécies no SIC Rio Lima.
De uma forma transversal e preventiva a candidatura integra, também, a realização de atividades sensibilização dos diversos públicos-alvo e divulgação da problemática das espécies exóticas invasoras.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.