Jantar humanitário alerta para mortes em zonas de conflito
2024-09-06 às 14h30
Sem constrangimentos na circulação automóvel, a intervenção está a decorrer desde o mês de agosto, incidindo na reposição de pavimento nos passeios, que se encontrava ou partido ou em falta, bem como na limpeza das guardas de proteção e de mobiliário urbano existente.
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso um conjunto de trabalhos de beneficiação da Ponte Internacional da Amizade, que liga os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, na sequência de uma reunião solicitada pelo executivo liderado pelo socialista Rui Teixeira. Encontro serviu ainda para abordar a conclusão das obras na EN13, bem como a concessão das estações da CP.
Sem constrangimentos na circulação automóvel, a intervenção está a decorrer desde o mês de agosto, incidindo na reposição de pavimento nos passeios, que se encontrava ou partido ou em falta, bem como na limpeza das guardas de proteção e de mobiliário urbano existente.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explica que “há algum tempo que já se reclamava esta melhoria na travessia sobre o rio Minho, pois apresentava um aspeto degradado e descuidado, algo que não coincide com a imagem pela qual o Município é conhecido”. Rui Teixeira solicitou uma reunião formal, com pedido de visita técnica ao local, por forma a se inteirarem da “má imagem” da ponte, “pois é um cartão de visita, na qual o tráfego médio diário de veículos ligeiros é de cerca de cinco mil viaturas”, segundo dados do Observatório Transfronteiriço Espanha-Portugal (2017).
De salientar que a entrada em funcionamento, em 2004, desta travessia rodoviária sobre o rio Minho representou um marco histórico para as duas populações vizinhas de Cerveira e Tomiño, afirmando a centralidade e conetividade de um território comum, suprimindo um constrangimento de mobilidade. A Ponte Internacional da Amizade resultou de um investimento de seis milhões de euros, comparticipados em 75% por fundos comunitários.
Durante o encontro com representantes da Infraestruturas de Portugal (IP), o autarca cerveirense, Rui Teixeira, formalizou ainda o pedido para a conclusão dos trabalhos na EN13. Após a colocação do novo pavimento em locais mais deteriorados, entre Vila Meã e Gondarém, está a faltar a pintura da via. Não obstante, também foi abordado o interesse que a Câmara Municipal tem em ficar com a concessão dos edifícios das estações da CP de Vila Nova de Cerveira e de Gondarém, atualmente dotados ao abandono e sem utilização, para se avançar com um projeto de remodelação para a construção de mais habitação.
11 Outubro 2024
11 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário