Correio do Minho

Braga,

- +
População de Barcelos será toda vacinada até final de Julho
Dj e produtor DMKZ hoje no Sun7 Antena Minho Radio Show

População de Barcelos será toda vacinada até final de Julho

Vespa Clube Caminhos de Santiago dá nova vida a antiga escola de Rio Mau

População de Barcelos será toda vacinada até final de Julho

Cávado

2021-04-21 às 07h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Plano de vacinação contra a Covid-19 em Barcelos prevê a inoculação de toda a população em pouco mais de três meses. Novo centro de vacinação entra amanhã em funcionamento.

los
| José Paulo Silva |

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos revelou ontem que a população do concelho será toda vacinada contra a Covid--19 até ao final do mês de Julho, desde que não haja interrupção do fornecimento de vacinas. Para cumprir esse objectivo do plano de vacinação transmitido pela ‘task force’ ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado 3, Miguel Costa Gomes anun-ciou que, a partir de amanhã, quinta-feira, entra em funcionamento um novo centro de vacinação com maior capacidade de resposta.
A vacinação total da população até ao final de Julho “é o que está no plano, que estará sempre condicionado à disponibilização da vacina”, precisou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos na apresentação dos dados de evolução da pandemia no concelho nos últimos 20 dias.
O edil informou que, até ao momento, 16 650 mil residentes no concelho já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sendo já mais de cinco mil as pessoas com as duas inoculações recomendadas.
No novo centro de vacinação, que funcionará num pavilhão cedido pelo Colégio La Salle, em Barcelinhos, o ACES Cávado 3 estima uma cadência de mil vacinações por dia até ao final de Abril. Em Maio, serão administradas 1 660 vacinas por dia, número que sobe para 2 061 em Junho e 2 482 no mês de Junho.
Para este ritmo de vacinação, o pavilhão da Escola Secundária de Barcelos não tem capacidade, pelo que se optou pela mudança do centro de vacinação concelhio para um pavilhão de mil metros quadrados no Colégio La Salle.
Aqui serão instaladas 10 cabinas de vacinação, duas de preparação e outras duas de emergência, quatro cabinas de recepção e inquérito e uma sala de recobro com capacidade para 150 pessoas. Na última semana, foram vacinadas mais de 2 700 pessoas no concelho de Barcelos, entre as quais professores e funcionários das escolas que reabriram nesta fase de desconfinamento.
No concelho de Barcelos existem actualmente 204 casos activos de Covid-19, mais 27 do que a 30 de Março, altura do anterior balanço da situação epidemiológica feito pelo Município.
A somar ao número de infectados, há registo de 149 pessoas em vigilância, mais 56 do que em 30 de Março.
O presidente da Câmara justifica este crescimento dos casos em vigilância com a reabertura das escolas. Desde o dia 30 de Março ocorreram mais 12 mortes por Covid-19 no concelho de Barcelos. Desde o início da pandemia, já se registaram 169 óbitos no concelho provocadas pelo novo coronavírus.
Na videoconferência que deu ontem, Miguel Costa Gomes considerou que “ainda não temos um reflexo objectivo do efeito da Páscoa” na evolução da pandemia, sugerindo que “só na próxima semana poderemos aferir esse efeito”.
Para já, a subida do número de infectados e de pessoas em vigilância é considerada “aceitável”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho