Futsal: SC Braga vence Caxinas
2024-11-29 às 06h00
Assembleia de Freguesia de Gualtar reúne amanhã, às 14.30 horas. Nesta sessão extraordinária, vai ser apreciada e votada a proposta da candidatura da elevação de Gualtar a vila. Gualtarenses são chamados a participar nesta sessão.
A Assembleia de Freguesia de Gualtar vota amanhã a proposta de candidatura da ‘Elevação da Freguesia de Gualtar a Vila’, um processo em que todos gualtarenses estão convocados a participar.
A assembleia extraordinária está marcada para as 14.30 horas, na sede da Junta de Freguesia de Gualtar. Antes da apreciação e votação da proposta por parte dos eleitos que integram aquele órgão, o objectivo é dar voz aos gualtarenses e outros interessados neste processo que visa elevar Gualtar a vila.
Em declarações ao Correio do Minho, o presidente da Assembleia de Freguesia, apela à população local para que participe nesta assembleia extraordinária. “Queremos que este processo decorra com uma discussão ampla, transparente e esclarecedora”, afirmou João Nogueira.
Para Gualtar, os ganhos advindos da elevação a vila serão sobretudo “afectivos”, pois será a concretização de um anseio com mais de duas décadas.
“Há mais de 20 anos que, em todos os Plano de Actividades fica inscrita a ambição de criar em Gualtar as condições que permitam construir nesta localidade uma centralidade a nascente do concelho, que promova, planifique e autonomize a vida dos seus residentes e valorize este território”, refere João Nogueira, sustentando que a elevação a vila cumprirá esse desígnio. “É um reconhecimento justo”, acrescenta, salientado que Gualtar cumpre todos os critérios para, ao abrigo da Lei n.º 24/2004 de 20 de Fevereiro, ser elevada a vila.
O presidente da Assembleia lembra ainda que nas últimas duas décadas foram sendo criadas no território condições para a criação dessa nova centralidade, nomeadamente o centro de saúde, a escola EB 2,3, vários serviços, além de ser em Gualtar que se localiza o principal campus da Universidade do Minho que “deu um respaldo grande, do ponto de vista do desenvolvimento”.
Importante é também o crescimento demográfico que Gualtar tem registado. Segundo os Censos de 2021, Gualtar foi a freguesia que mais cresceu em Braga em termos percentuais.
“Neste momento reunimos todos os requisitos para ser uma vila e vamos aproveitar para conseguir esse estatuto. É importante sobretudo para o orgulho gualtarenses”, refere João Nogueira, que acredita que a elevação a vila será importante para preparar o futuro de Gualtar.
Certo é que a Assembleia de Freguesia, tal como a Junta, fazem questão de que este processo de elevação de Gualtar a vila envolva população.
João Nogueira refere que foi constituída uma equipa ad hoc, há cerca de três meses, que integra dois eleitos do PS, dois da Coligação ‘Juntos por Gualtar’ e um eleito da CDU. “Esta equipa tem vindo a reunir com as di-versas entidades da freguesias, nomeadamente a paróquia, as instituições da área social, os coordenadores escolares, mo- vimentos associativos, empresas, entre outros, com o intuito de lhes apresentar a proposta e de os envolver neste processo”, explicou, referindo que a proposta final que amanhã será votada em assembleia extraordi-nária é já resultado de todo o trabalho prévio desenvolvido no terreno
Após a aprovação pela Assembleia de Freguesia, a proposta de elevação de Gualtar a vila será remetida para a Câmara de Braga e, após a votação do executivo municipal, a proposta será ainda debatida e votada na Assembleia Municipal de Braga.
O processo culmina na Assembleia da República, onde será apreciada ao abrigo da já referida lei 24/2024 de 20 de Fevereiro. Cumprido todos os requisitos legais e havendo a vontade expressa dos eleitos locais, Gualtar deve conseguir que lhe seja reconhecido este “justo reconhecimento”.
O estatuto de vila é visto também como um contributo para “dar mais força” as reivindicações da comunidade gualtarense na luta por criar melhores condições de vida para a população ali residente.
07 Dezembro 2024
ULS Braga celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
07 Dezembro 2024
Município de Braga em conferência de Cidades Educadoras em Jubail
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário