Correio do Minho

Braga,

- +
Portal da Educação é um “instrumento de transparência” e “ponto de encontro”
Zet Gallery empodera mulheres artistas com mostra que alerta para a Igualdade

Portal da Educação é um “instrumento de transparência” e “ponto de encontro”

Seis medalhados no Campeonato Regional de Esperanças Norte

Portal da Educação é um “instrumento  de transparência” e “ponto de encontro”

Ensino

2021-06-02 às 08h00

Paula Maia Paula Maia

Comunidade educativa e munícipes podem aceder a um conjunto de conteúdos que caracterizam a rede e os projectos de planeamento escolares municipais, facilitando também a comunicação entre todos os agentes.

ucação
| Paula Maia |

O Município de Braga apresentou ontem o Portal da Educação (educacao.cm-braga.pt), uma importante ferramenta de apoio à gestão educativa e de comunicação entre os agentes educativos e a própria comunidade.
Neste portal estão plasmados vários conteúdos que serão enriquecidos ao longo do tempo, fruto das dinâmicas educativas que se geram no seio da comunidade escolar. São eles a Estratégia Municipal, a Rede Escolar Concelhia, o Balcão Único Digital (Bud),?os Apoios Educativos, os vários projectos inseridos no Plano Braga Cidade Educadora, um Observatório com dados sobre a rede escolar, sem esquecer as Notícias e Eventos.
Assim, e como frisou a vereadora da Educação da câmara de Braga, além da Educação Formal, esta nova ferramenta abre também espaço à Educação Informal e Não Formal, onde todos têm lugar.
Com o novo portal será reforçada e melhorada a comunicação não só entre os agrupamentos e o município, como também com os próprios munícipes. “O objectivo é preconizar um sistema que facilite a vida de todos, sobretudo aqueles que se relacionam com a educação”, afirmou Lídia Dias numa sessão em que estiveram presentes os directores dos agrupamentos do concelho e o representante da federação das associações de pais.
Lídia Dias frisou que esta nova ferramenta permitirá também assegurar todas as competências necessárias a todos os elementos da comunidade escolar para melhor assumirem as novas competências que o município irá ter a seu cargo em Abril de 2022, implicando que o município tenha sistemas tecnológicos que “permitam dar respostas ainda mais ágeis”.
O presidente da câmara de Braga refere que o Portal de Educação agora apresentado “é um ponto de encontro da comunidade educativa” que poderá acompanhar todos os dados nele contidos e “um instrumento de transparência”.
“Não tenho presente muitas plataformas como esta em que, de uma forma tão eloquente e concentrada, estejam todas as ferramentas de planeamento e demonstração daquilo que é a actividade educativa num determinado concelho”, referiu o autarca.
Ricardo Rio também traça um balanço positivo da resposta da comunidade escolar aos desafios que a pandemia acarretou. O autarca enalteceu a “mobilização colectiva” que permitiu assegurar a normalidade possível e que ofereceu a todos os elementos da comunidade as condições indispensáveis para assegurar o ensino à distância. “Não foi só o esforço financeiro que o município fez. Foi o empenho de muitos parceiros, desde juntas de freguesia ao próprio tecido empresarial, no âmbito dos embaixadores empresarias da Invest Braga, que apadrinharam os agrupamentos na concessão de material”, disse Ricardo Rio, falando também o papel aglutinador das escolas: “muitos dos directores foram os primeiros a dizer que tinham géneros que estavam a necessitar de outro encaminhamento e que serviram as famílias que delas necessitavam”, remata o autarca.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho