Correio do Minho

Braga,

- +
Portugal- Galiza ‘convergem’ num intenso programa cultural
Unidade de Saúde de Fão reabre na próxima semana

Portugal- Galiza ‘convergem’ num intenso programa cultural

Artur Jorge: Só há uma hipótese: vencer os cinco jogos

Portugal- Galiza ‘convergem’ num intenso programa cultural

Braga

2020-02-18 às 09h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Braga, Santiago de Compostela, Pádron e Ponteareas são os espaços culturais por onde vão ‘convergir’ vários momentos. A programação começa a 23 de Fevereiro e termina a 1 de Março e insere-se em Braga 2020 Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

“Se há algo que marca o ‘Convergências’ é fazer e crescer. Começou com música, poesia, juntou-se o teatro, o cinema, apresentação de livros, junta-se agora uma exposição, colóquios, etc. Aliás, isto cresce de tal maneira, que até ao ano passado se podia chamar de semana cultural, agora é um evento que transcende uma simples semana”, assinalou ontem Fernando Pena, presidente da Rede de Gali-Lusofonia na apresentação da sexta edição do ‘Convergências’ Portugal- Galiza que integra a programação de Braga 2020 - Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
Exposições, concertos, espectáculos teatrais, mostras de cinema documental, colóquios são algumas das propostas que acontecerão em diferentes palcos culturais de Braga, Santiago de Compostela, Padrón e Ponteareas.
No dia 23 Fevereiro, o concerto de abertura (já esgotado) de ‘Tributo a Zeca Afonso’ com a Orquestra Filarmónica de Braga, Canto D´Aqui, Coro de Pais do Conservatório Calouste Gulbenkian, Orfeão de Barcelos e com os convidados Janita Salomé e Uxia e que irão interpretar dois temas inéditos de José Mário Branco.
Na apresentação deste intenso programa a vereadora da Cultura, Lídia Dias, também assinalou o crescimento deste evento cultural que “foi respondendo aos desafios lançados pelo município de Braga de o tornar, cada vez mais, rico e convergente.
Jaime Torres, do grupo Canto D’ Aqui, destacou ainda a apresentação do Caminho de Santiago (Geira e Arreeiro), inserido na preparação do Xacobeo 2021.
De realçar, no dia 24 de Fevereiro, dia do nascimento de Rosália de Castro, será projectado um documentário sobre a escritora e poetisa galega, na Casa dos Crivos.
Neste crescimento da ‘Semana Cultural’, os colóquios têm vindo a ganhar espaço. Assim, a 27 de Fevereiro, o tema de debate será dedicado ‘As Línguas Minoritárias na Europa’ que terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da UMinho.
‘Convergências’ encerrará no dia 29 de Fevereiro, no Espaço Vita, com o concerto do cantautor galego Amancio Prada.
Na Casa dos Crivos, está patente a exposição ‘Instrumentos Musicais Populares do Nororeste Peninsular’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho